Currículo
Teoria do Serviço Social (04422) TSS
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Será capaz de analisar e avaliar criticamente a interacção da teoria, prática e investigação científica, analisar o benefício das teorias e os seus limites na actividade prática e na implementação da investigação, aplicar modelos teóricos na prevenção e solução de problemas. Será capaz de pensar sistematicamente, de analisar e avaliar criticamente princípios, técnicas de cada modelo teórico e o seu significado para a prática do trabalho social com crianças e jovens. Será capaz de prestar serviços no contexto da compreensão e competência cultural, de planear actividades e de escolher um modelo teórico relevante e uma estratégia de intervenção na prática do serviço social com crianças e jovens. Será capaz de procurar informação, planear actividades e escolher um modelo teórico relevante e uma estratégia de intervenção na prática do serviço social com crianças e jovens.
Programa
1.Trabalho social contemporâneo: perspectiva comparativa. (Contextos internacionais). O significado da teoria para a prática do trabalho social. O comportamento humano e o ambiente social,pessoa no ambiente social. Sistemas e Teoria Ecológica. 2.teorias sociológicas: Teoria do conflito. Funcionalismo. Construcionismo social. Perspectiva feminista. Teoria da escolha racional. 3.Teorias psicológicas: Psicanálise e psicodinâmica. Teoria cognitivo-comportamental. Teoria da aprendizagem social (Albert Bandura). Teoria da vinculação Humanista. Transactionalanalysis. Existencialismo. 4. Implementação da teoria na prática. Modelos de prática: Modelo de resolução de problemas. Modelo de intervenção em caso de crise. Prática centrada na tarefa.
Método de Avaliação
1) a aprendizagem centrada no aluno, que tem em conta o aluno e as suas necessidades, desenvolve a independência dos estudantes e promove a responsabilidade pelo percurso de aprendizagem, permite a aprendizagem ao longo da vida e a resolução independente de problemas. 2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes: debates, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc. | Processo de avaliação: Desempenho das tarefas: 25 % Estudo de caso: 15 % Ensaio: 10 % Exame: 50 %
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 83.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cognitive behavior therapy in clinical social work practice. (2007).Ed. T. Ronen, A. Freeman. New York: Springer, Davis McK. M., M., Fanning P. (2007). Thoughts and Feelings. Taking Control of Your Moods and Your Life. A Workbook of Cognitive Behavioral Techniques. 3rd ed. New Harbinger Publications, Inc. Lotko M. (2018). Social Work Case Analysis: Global Perspective: collection of articles about experience on case work and social case management of eleven countries. Riga. R?gas Stradi?a universit?te. Payne M. (2011) Humanistic Social Work: Core Principles in Practice. 1st Edition. Oxford University Press. HarmsL. , Connolly M. (2019). Social work: from theory to practices. Cambridge university Press. Social work treatment. Interlocking theoretical approaches (2011). Ed. Turner F.J. (ed.) (5th edition). Oxford University Press. Malcolm Payne. Modern social work theories. Oxford University Press, 2014:
Secundária
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