Currículo
Métodos de Trabalho Interactivo com Crianças e Jovens MTICJ
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Será capaz de compreender o papel da cultura na gestão e mediação de conflitos. Será capaz de integrar novos conhecimentos de métodos de serviço social interactivos, de utilizar competências de entrevista e aconselhamento, gestão e avaliação na sua própria prática profissional. Será capaz de comunicar, colaborar, procurar informação e planear estratégias de intervenção aplicadas às crianças e aos jovens, para melhorar a sua competência profissional. Será capaz de analisar as condições prévias para o sucesso dos métodos de serviço social interactivo e motivação, para desenvolver novas competências no serviço social com crianças e jovens. Será capaz de avaliar criticamente os métodos de serviço social interactivo aplicáveis às crianças e aos jovens, as suas vantagens e limitações, a sua adequação. Será capaz de descrever e analisar o contributo dos métodos de serviço social interactivo para o desenvolvimento das competências sociais dos jovens.
Programa
Conceito e Teorias do serviço social Interactivo. Introdução ao serviço social Interactivo - Abordagem Participativa no serviço social com crianças e jovens. Modelação e formação em competências sociais. Perspectiva teórica da formação de aptidões sociais. Métodos e técnicas de serviço social interactivo em contexto transcultural. Estudo de histórias de vida e histórias de vida da Juventude. Formas de comunicação não-verbais. Métodos de arteterapia no contexto do serviço social Métodos de serviço social interactivo em grupo: O papel dos métodos de serviço social interactivo aplicados a crianças e jovens no contexto intercultural. Inovação de métodos de serviço social interactivo para crianças e jovens em crise. Competência profissional e responsabilidade. Avaliação e reflexão de métodos de serviço social / estratégias de intervenção de serviço social aplicadas a crianças e jovens.
Método de Avaliação
Discussões, estudos de casos, aprendizagem colaborativa, métodos de auto-estudo; Métodos de formação do conhecimento; Métodos de formação do conhecimento; Aprendizagem reflexiva. | Desempenho das tarefas na formação prática: 30% Conclusão de tarefas individuais: 30% Exame: 40%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 99.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- National systems of innovation: toward a theory of innovation and interactive learning /edited by Bengt-Åke Lundvall.London ; New York (N.Y.) ; Delhi : Anthem press, 2010. Affective learning together: social and emotional dimensions of collaborative learning /edited by Michael Baker, Jerry Andriessen and Sanna Järvelä (2013). London; New York (N.Y.) : Routledge : Taylor & Francis Group. Robinson Lena 2007Cross-cultural child development for social workers: an introduction. Houndmills: Palgrave Macmillan. Art, creativity and imagination in social work practice. (2009) London; New York (N.Y.): Routledge: Taylor & Francis Group. Tsiolis Giorgos (2012): Biographical constructions and transformations: using biographical methods for studying transcultural identities, in: Papers. Revista de Sociologia, Vol. 97, Nr. 1, S.113-127 Knasel E., Meed J., Rossetti A. (2000) Learn for your life. - Prentice Hall.:
Secundária
- --: