Currículo

Desenvolvimento Profissional e Supervisão no Serviço Social DPSSS

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Será capaz de identificar e analisar papéis na organização/grupo, processos de interacção, identificar e ser capaz de lidar com situações de conflito. Conhecerá as formas de supervisão, as possibilidades de aplicação a nível individual, grupal e organizacional. Será capaz de discutir sobre questões profissionais em ambiente nacional e internacional. Será capaz de comunicar eficazmente em grupo, de avaliar a sua própria experiência de estudo e a de outros. Será capaz de aplicar etapas de análise de casos para abordar as questões emergentes da actividade profissional. Será capaz de reflectir / analisar questões profissionais no contexto da experiência pessoal, cultura organizacional, campo profissional, peculiaridades do grupo de clientes Os estudantes serão capazes de conceber as formas mais eficazes de resolução de problemas no serviço social. Os estudantes desenvolverão a aprendizagem para aprender e competências de aprendizagem experimental.

Programa

Introdução ao programa. Introdução do pensamento reflexivo e crítico dentro do campo do conhecimento. Diferentes definições e contextos de supervisão. A supervisão numa perspectiva histórica. Objectivos da supervisão. Processo de supervisão. Ética em processo de supervisão. Organização da aprendizagem. Aprender com a experiência. Reflexão do conceito e métodos. Aspectos teóricos e práticos do coaching e o seu conceito. Clientes de serviço social, cultura organizacional, papel profissional e experiência pessoal no campo da actividade profissional. Papéis dos membros do grupo/organização, conflitos e suas soluções. Desenvolvimento da organização. Utilizar o método de análise de casos para lidar com questões profissionais. Stress profissional e as suas soluções: Supervisão individual ou de grupo

Método de Avaliação

Discussões, estudo de casos, aprendizagem reflexiva, trabalho de grupo, debate. | Revisão : 50 % Exame: 50 %

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 158.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Study readings in the Moodle environment of the study subject Certo, S. C. Supervision: concepts and skill-building. 6th ed. Boston: McGraw-Hill/Irwin, 2008. 573 p. Hawkins, P., Shohet, R. Supervision in the helping professions. 3rd ed. Maidenhead; New York: Open University Press, 2006. 258 p. Basingstoke; New York: Palgrave Macmillan, 2003. 245 p. Kadushin, A., Harkness, D. Supervision in Social Work. 4th ed. New York: ColumbiaUniversity Press, 2002. 576 p. Wiener, J., Mizen, R., Duckham, J. (editors) Supervising and being supervised: a practice in search of a theory. The function of supervision http://infed.org/mobi/the-functions-of-supervision/ Best Practice Standards in Social Work Supervision, 2013 http://www.naswdc.org/practice/naswstandards/supervisionstandards2013.pdf Professional development in social work :complex issues in practice /edited by Janet Seden ... [et al.]. Abingdon ; New York (N.Y.) : Routledge : Taylor & Francis Group, 2011.:

Secundária

  • --:

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre