Currículo
Comunicação Intercultural dos Jovens CIJ
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender e analisar as condições sócio-culturais prévias da exclusão cultural e da discriminação juvenil. Serão capazes de realizar a integração social dos jovens e de resolver os problemas da comunicação intercultural: motivar, permitir, integrar e reintegrar os jovens. Serão capazes de preparar planos de carreira, iniciar projectos, orientar a sua implementação, avaliar a qualidade e eficácia do apoio social num ambiente multicultural. Promoverão a colaboração interprofissional assegurando uma forma de comunicação democrática de forma holística que permita influenciar sinergicamente a forma como são prestados serviços às crianças, jovens e suas famílias. Serão capazes de trabalhar num ambiente multicultural, prestando serviços sociais a crianças e jovens
Programa
1. introdução. Comunicação Intercultural Juvenil. Globalização e comunicação intercultural. Princípios da estratégia mundial global de comunicação intercultural em diferentes comunidades. 2. Níveis de comunicação intercultural. 3. Barreiras e Pontes da Comunicação Intercultural. 4. Possíveis factores de discriminação em ambiente multicultural. Problemas de crianças e jovens em ambiente multicultural. 5. Factores que interferem numa cooperação intercultural. Preconceitos e superstições, estereótipos, racismo, xenofobia, anti-semitismo, etnocentrismo, discriminação e suas consequências. 6. Preconceitos e estereótipos sobre outros grupos culturais. Pesquisas que clarificam os estereótipos existentes. 7. Etnocentrismo. Escala de etnocentrismo. Investigação quantitativa em comunidade. 8. Discriminação e suas consequências. Investigação quantitativa em comunidade. 9. Estigma cultural e discriminação juvenil: factores sociais e culturais no Serviço Social com migrantes (emigrantes).
Método de Avaliação
A investigação de grupo, análise de problemas, criação de perspectivas e cenários de desenvolvimento, implementação do IKT dão oportunidades aos estudantes de ganharem competência para resolverem criativamente os problemas que surgem. Os métodos de comunicação e cooperação (discussões, debates, conversação analítica, trabalho de grupo e outros.) são utilizados para desenvolver a capacidade dos alunos de cooperar, comunicar, trabalhar em equipa e orientar. | Desempenho de tarefas em seminários: 20% Estudo de caso: 20% Trabalho de investigação (planeamento e realização de uma investigação à escala mínima em linha com a temática do campo de estudo): 40% Aprendizagem baseada na experiência: 10% Análise (pequena amostra): 10%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 99.0
Carga Total -