Currículo

Serviço Social Digital SSD

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Obter compreensão sobre as intervenções de serviço social com crianças e jovens apoiadas pelas TIC. Será capaz de utilizar os resultados da investigação e as orientações a fim de aplicar inovações e melhorar a qualidade dos serviços num campo de protecção dos direitos da criança e da juventude. Será capaz de fornecer a avaliação das necessidades específicas das crianças e dos jovens, de utilizar instrumentos de avaliação e identificação das TIC para identificar os problemas do cliente e o diagnóstico social, utilizar os métodos de prevenção e reabilitação psicossocial. Será capaz de aplicar os conhecimentos e competências no trabalho de equipa multi-profissional e/ou internacional e através dos canais das TIC.

Programa

Serviço social e tecnologias - um novo canal para trabalhar com os jovens""; Porque é que os clientes escolhem o trabalho em linha? Aconselhamento de forma síncrona e assíncrona Aconselhamento à distância (ex. através de chamada telefónica, videochamada, online); Blogging e vídeo-blogging para profissões de ajuda. serviço social e meios de comunicação social Chatbots para aconselhamento e terapia; Tecnologias assistivas e robôs sociais Literacia digital e capacidades digitais para assistentes sociais; Tecnologia de educação à distância; Segurança na Internet - protecção da juventude contra predadores, manipulações e embustes. Verificação de factos; Responsabilidades éticas na utilização da tecnologia digital.

Método de Avaliação

Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; visitas de estudo (virtuais). | Desempenho de tarefas em seminários: 10% Projecto (projecto individual): 10% Tarefas: 10 % Ensaio: 10% Exame: 60%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 99.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • López Pel?ez, A. (Ed.). (2014). The robotics divide. A new frontier in the 21st century? New York: Springer. Hill, A., Shaw, I. (2011). Social work and ICT. London: Sage Aramburu, L., & Marcuello-Servós, C. (2018). Digital generation, emotions and social movements: A conceptual framework. In M. Lisboa, & D. Cerejo (Eds.), Complexity sciences: Theoretical and empirical approaches to social action (pp. 65?78). Newcastle, UK: Cambridge Scholars Publishing Jones, G., Stokes, A (2008). Online Counselling: A Handbook for Practitioners. London: Macmillan International Higher Education:

Secundária

  • --:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre