Currículo
Metodologia da Pesquisa Social (Mps) MPS
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Obterá conhecimentos sobre os principais elementos do processo de investigação social e os princípios da metodologia de investigação qualitativa e quantitativa Serão capazes de analisar criticamente as modernas teorias de investigação social, combinando os seus campos e métodos de investigação. Será capaz de utilizar metodologia de investigação para avaliação da prática profissional com crianças e jovens. Será capaz de apresentar resultados de investigação ao público profissional, para discutir questões de metodologia de investigação.
Programa
1. introdução à investigação científica. Filosófico, questões epistemológicas e éticas na investigação social. 2. Abordagens de investigação: qualitativa, quantitativa e investigação mista. Especificidade da investigação nacional e internacional no campo do serviço social. 3. Investigação qualitativa: preparação para a investigação, amostragem, técnicas de recolha de dados, análise e interpretação de dados. 4. Métodos qualitativos: estudo de casos, etnografia, teoria fundamentada, fenomenologia. Escolha da abordagem metodológica para a investigação na área da infância e juventude. 5. Investigação quantitativa: formulação do problema de investigação, revisão de literatura, desenvolvimento de hipótese de investigação, preparação da concepção da investigação, determinação da concepção da amostra, recolha dos dados. Análise dos dados, teste das hipóteses e interpretação. 6. Desenhos de investigação quantitativa: da experiência à descrição. 7. Relatar os resultados.
Método de Avaliação
Palestras, Seminários, consultas individuais e em grupo. | Estudo de caso: 30 % Participação activa em seminários: 20 % Exame: 50 %
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 83.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Tracy, S. J. (2019). Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. 2nd ed. Wiley-Blackwell. Patton, M. Q. (2014). Qualitative research & evaluation methods: Integrating theory and practice. SAGE publications. Teddlie, C. & Tashakkori A. (2008). Foundations of Mixed Methods Research. Integrating Quantitative and Qualitative Approaches in the Social and Behavioral Sciences. SAGE publications. Neuendorf, K. A. (2017). The Content analysis guidebook. SAGE publications. Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report SAGE publishing Creswell, J.W., Creswell, J. D. (2021) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Creswell, J. W., & Guetterman, T. C. (2019). Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. Pearson. Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.:
Secundária
- --: