Currículo
Comportamentos Infantis e Juvenis Através de Aspectos Biopsicossociais CIJAB
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Obter competências e compreensão, avaliará e analisará criticamente as necessidades e problemas das crianças, jovens e suas famílias com uma abordagem bio-psico-social equilibrada. Obter competências e compreensão para assegurar ao bem-estar das crianças e dos jovens através de práticas baseadas em evidências fornecendo orientações para a mudança para as crianças, os jovens e as suas famílias. Obter competências, compreensão e capacidade para prestar serviços sociais, para fazer intervenções de acordo com diferenças culturais, estado de saúde e valores com abordagem bio-psico-social para assegurar a saúde e a inclusão social.
Programa
Tipos e avaliação do comportamento adaptativo de crianças, jovens e as suas famílias; Factores de grupo, influência, conformidade na infância e adolescência; Modelos individuais, familiares, de grupo, comunitários de prevenção de base holística e modelos de intervenção; Estratégias políticas para a juventude a nível microsocial e macrosocial, movimentos eficazes, e projectos de construção de um ambiente social saudável; Mobilização do potencial das crianças e jovens para a emergência de projectos locais auto-geridos por jovens no âmbito de condições culturais específicas. Teorias de liderança e as melhores práticas úteis para os jovens iniciarem e gerirem os seus próprios modelos criativos, prosociais e produtivos de actividades auto-geridas. Análise e avaliação de grupos sociais de risco, movimentos produtivos informais e projectos de auto-actualização de crianças e jovens.
Método de Avaliação
Ensaio: 20% Trabalho escrito: 60% Relatório: 20%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 99.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Villarruel, F., A., Perkins, D., F., Borden, L., M., Keith, J., G. 2003. Community Youth Development: Programs, Policies, and Practices. Thousand Oaks: SAGE Publications, Inc. ISBN-13: 978-0761927877 Silbereisen, R., K., Lerner, R., M. 2007. Approaches to Positive Youth Development. Thousand Oaks. SAGE Publications Ltd. ISBN-13: 978-1412922883 Mohl, A. 2015. Essays in Holistic Social Work Practice: The Need for an Interdisciplinary Approach. Bloomington: AuthorHouse. ISBN: 1953584497 Davies, M., B. 2012. Social Work with Children and Families. New York. Palgrave Macmillan ISBN: 8601404284441:
Secundária
- --: