Currículo
Abordagem Inovadora à Gestão e Liderança no Serviço Social AIGLSS
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Será capaz de explorar criticamente as questões contemporâneas que têm impacto na gestão e liderança no serviço social; de avaliar criticamente novas teorias e modelos de gestão e liderança e a sua relevância para a prática do serviço social; de mostrar originalidade na sua aplicação de conhecimentos. Será capaz de demonstrar a coragem moral para empregar estratégias que tanto capacitam os clientes como levam outros a adoptar a promoção da justiça social; para compreender como as organizações são dirigidas, comunicar clara e sensivelmente, e advogar pela mudança; para desenvolver soluções criativas para responder às necessidades da carreira dos jovens. Serão capazes de motivar;instruir e disciplinar as pessoas de que são responsáveis; utilizar as capacidades de comunicação verbal e não verbal para estabelecer e manter relações de respeito mútuo, aceitação e confiança. Serão capazes de realizar uma auto-reflexão crítica e de promover uma cultura de reflexão crítica na sua organização.
Programa
a)Liderança e gestão dentro de um quadro de ajuda, abordagem - com base na competência. b)Estilos de liderança, objectivos e missão do processo de ajuda, contexto, cultura. c)Liderança - individual, grupo, equipa, comunidade, nível organizacional. Mudança, suas características e necessidades, gestão da mudança; d)Situação difícil na liderança/gestão, lidar com problemas, resolver conflitos, liderar procedimentos eficazes de tomada de decisão. Autoconsciência dos líderes, auto-reflexão, supervisão e liderança da gestão. II - Liderança colaborativa no serviço social: a) Princípios de colaboração. Trabalho adaptativo. Tomada de decisões baseada na ausência de consenso; b) Liderança Colaborativa na sociedade contemporânea: como bases. Complexidade e criatividade. Liderança transformacional. Liderança da mudança; c) Práticas de colaboração bem sucedidas. Etapas de um processo colaborativo. Modelos de trabalho multi-agências. III - Abordagem Inovadoras
Método de Avaliação
1) centrado no aluno, desenvolve a independência e promove a responsabilidade, permite a aprendizagem ao longo da vida 2) O ensino inclusivo refere-se a métodos de ensino e aprendizagem concebidos para envolver activamente todos os estudantes. 3) discussões, estudos de casos, aprendizagem reflexiva, aprendizagem baseada em problemas, workshops, etc. 4) Incorporando o método de aprendizagem reflexiva no processo de estudo, auto-avaliar, desenvolver melhor organização e gestão do tempo. | Ensaio: 5% Papel escrito (Resumo): 60% Revisão: 30% Participação activa na formação prática: 5%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 83.0
Carga Total -