Currículo

Serviço Social com A Família SSF

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Obterá compreensão sobre a aplicação da teoria do serviço social; Será capaz de seleccionar estratégias e métodos de investigação ao analisar e lidar com questões de protecção dos direitos das crianças e dos jovens. Será capaz de aplicar a legislação e o princípio da protecção dos direitos da criança e da juventude quando prestar a assistência, o apoio e a protecção mais adequados. Será capaz de aplicar os conhecimentos e competências no trabalho de equipa multi-profissional e na gestão de recursos. Obterá conhecimentos e competências para a prática em comunidades multiculturais rurais e urbanas com crianças e jovens no contexto das suas famílias, que enfrentam desafios resultantes de questões como a pobreza, injustiça social, falta de educação, insucesso escolar, falta de emprego e de competências laborais, doenças mentais, sem-abrigo, abuso e negligência de crianças, violência doméstica, violência comunitária, abuso de substâncias, questões de imigração, ou luto e perda, etc.

Programa

1. introdução do serviço social com a família. Resultados teóricos do serviço social com a família, Teorias avançadas, história, paradigma no serviço social e intervenções com crianças, adolescentes e famílias; 2. O contexto jurídico e político do Serviço social com Crianças e Famílias; Aplicar conhecimentos de Ciências Sociais, Direito e teoria da prática do Serviço social; Principais programas e estratégias a nível global; 3. Valores e Ética no Serviço social com as crianças e a família. Princípios éticos do serviço social para orientar a prática profissional; 4. Reflexão sobre a experiência prática (em grupo) 5. O apoio familiar no serviço social com crianças e famílias; Perspectiva ecológica do apoio familiar; A teoria de Bronfenbrenner da ecologia do desenvolvimento humano; Definições de apoio familiar; O papel do assistente social no apoio à família; Prestação de apoio familiar 6. As características e necessidades de intervenção das famílias com vários problemas sociais

Método de Avaliação

Palestras introdutórias durante o Programa Intensivo, trabalhos de grupo nos seminários, depois painéis de discussão e tutoria apoiada pelo Moodle e estudos individuais da literatura teórica e outras fontes do curso; e visitas de estudo. Discussões, aprendizagem activa, apoio on-line, supervisão | Participação activa em seminários: 50% Formação prática / Prática / Estágio: 10% Exame: 40%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 158.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • 6. Ribbens McCarthy, Jane. Key concepts in family studies. London : Sage Publications, 2011. 247 p. ISBN 9781412920056 5. Rusn?kov?, M.:Social Work with Families in Slovakia : Social Work Representation in Slovakia /Markovi?, Barabasov?, Markéta Rusn?kov?, 2015. In: Revue Internationale des Sciences humaines et naturelles. ? ISSN 2235-2007, Année 2015, Num. 4 (2015), p. 9-21. 4. O´Loughlin, M., O´Loughlin, S.: Social Work with Children and Families. SAGE ? Publications Ltd. 4th ed.,2016, 216 p. 3. Houston Stan (2003) Moral Consciousness and Decision-Making in Child and Family Social Work // Adoption & Fostering, October 2003; vol. 27, 3: pp. 61-70. 2. Sta?ova L. et als (2020) Contemporary Family Lifestyles in Central and Western Europe. Springer 1. Butler, Ian George. Social work with children and families: getting into practice. 2nd ed. London; Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers, 2004. 364 p. ISBN 9781843101086.:

Secundária

  • --:

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre