Currículo

Orientação Profissional para Crianças e Jovens OPCJ

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes serão capazes de analisar e avaliar diferentes práticas de serviços de orientação profissional para crianças e jovens; analisar a influência dos serviços de orientação profissional na qualidade de vida das pessoas. Os estudantes serão capazes de fornecer e gerir informação e serviços de orientação profissional para crianças e jovens, bem como para as suas famílias, no caso de os habilitarem a tomar parte activa no processo de gestão de carreira. Serão capazes de se orientar pelos princípios de cooperação social, envolvimento comunitário, e diferentes estratégias de capacitação dos clientes e perceberão a necessidade de trabalho de equipa na prestação de orientação profissional. Os estudantes serão capazes de gerir o processo de gestão pessoal de carreiras e desenvolver um plano pessoal de carreira.

Programa

Conceito de carreira. Modelos de carreira. Tipos de carreiras. Competências da carreira. Conceito de orientação de carreira. Definição de orientação de carreira. Serviços de orientação de carreira. Objectivo e objectivos do processo de orientação de carreira. Documentos jurídicos nacionais e comunitários que regulamentam os serviços de orientação profissional para crianças, jovens e famílias. Serviços de orientação profissional para crianças, jovens e famílias: experiência dos países da UE.

Método de Avaliação

Trabalho de investigação: 60% Exame: 40%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 99.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Osborn D. S., ZunkerV. G. (2006). Using assessment results for career development. Belmont: Thomson: Brooks/Cole Patton W., McMahonM. (2006). Career development and systems theory: connecting theory and practice Rotterdam: Sense Publishers Okunevi?i?t?-Neverauskien?, L., Moskvina, J. (2008). The Problems of socially vulnerable youth integration into labour Market. Filosofija. Sociologija, 19, 2, p. 41-54. Handbook of career development : international perspectives / Arulmani, Gideon et al, editors. New York (N.Y.) : Springer, 2014. Kidd M. Jennifer (2010). Understanding career counselling: theory, research, and practice. London: Sage Publications. Critical reflections on career education and guidance: promoting social justice within a global economy /edited by Barrie A. Irving and Beatriz Malik. London ; New York (N.Y.): Taylor & Francis Group, 2005. Hoboken (N.J.): John Wiley Career guidance in the context of EU strategies. Cedefop panorama series; 164 Luxembourg, 2009.:

Secundária

  • --:

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre