Currículo

Empoderamento Sócio-Cultural de Diferentes Grupos de Jovens ESCDGJ

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes conhecerão e poderão descobrir as necessidades culturais, interesses, atitudes dos diferentes grupos de jovens, poderão planear actividades socioculturais para os jovens em instituições sociais ou na comunidade. Serão capazes de explicar a diversidade dos diferentes grupos de jovens, analisar questões de inclusão social, instalações e estratégias de capacitação dos jovens. Será capaz de iniciar e investigar trabalhos sócio-culturais específicos de capacitação intercultural de jovens, características sociais e culturais, será capaz de interpretar e comparar as diferenças sócio-culturais no contexto dos países europeus. Será capaz de investigar e avaliar casos de empoderamento da juventude através da resolução de problemas de envolvimento intercultural. Será capaz de colaborar e trabalhar socioculturalmente nos grupos de jovens e desenvolver as suas competências profissionais, sociais e interculturais

Programa

Introdução. Características dos grupos informais de jovens. Empoderamento social, económico e espiritual de crianças e jovens. Discriminação de jovens com base na religião ou crença, idade, deficiência, orientação sexual, com base na raça ou origem étnica. Envolvimento dos jovens: formas e métodos. Trabalho sócio-cultural com crianças e grupos de jovens. Peculiaridades da prática cultural recreativa, sócio-educativa e artística. Pensamento criativo no serviço social. A juventude pública activa na Europa. Mudanças sociais: concepção de participação activa; abordagem de formação da aprendizagem interactiva. Desenvolvimento das competências sociais dos jovens. Cidadania e responsabilidade. Tolerância cultural, justiça social, igualdade de oportunidades e formação anti-discriminatória. Jovens com menos oportunidades e trabalho sócio-cultural. Capacitação de jovens com problemas psicológicos, bio-heviorais e psiquiátricos. Autonomia social

Método de Avaliação

Palestra, discussão, Questionário de competências pessoais Seminários, debates, exercícios criativos, trabalho on-line Ensino baseado em problemas, estudos de casos, discussões, reflexões. | Apresentação: 20 % Desempenho das tarefas em Seminários: 10% Teste / teste didáctico: 15 % Estudo de caso: 15 % Exame: 40%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 99.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Sagamore Publishing LLC. 6. Rossman, J.R.; Schlatter, B.E. (2011). Recreation Programming: Designing and Staging Leisure Experiences. (N.Y.): Palgrave Macmillan. 5. Youth work practice (2010). Practical social work. Ed. by Tony Jeffs and Mark K. Smith. Basingstoke, New York 4. Young, K. (2006). The Art of Youth Work. Russell House Publishing Ltd; 2nd edition. Work Practice. Great Britain: TJ International Ltd, Padstow, Cornwall. 3. Hoggarth, L.; Merton, B.; Tyler, M. (2009). Managing Modern Youth Work: Empowering Youth and Community (2014). Ed. by European commission, Brussels. 2. Dunne, A.; Ulicna, D. and oth. Working with Young People: the value of Youth work in the European Union different Youth groups. Vilnius: Mykolas Romeris University, p. 244-292. I. (2014). Social work with children and youth: intercultural and international aspect / Socio-cultural Empowerment of 1. Bardauskien?, R.; Dromantien?, L.; Gud?inskien?, V.; Railien?, A.; Sku?ien?, D.; ?ink?nien?, J. R.; ?emaitaityt?,:

Secundária

  • --:

Disciplinas de Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre