Currículo
Estágio - Práticas de Investigação Científica E-PIC
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Crianças e Jovens > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Será capaz de aplicar princípios éticos à investigação e prática do serviço social Será capaz de analisar e interpretar dados de investigação, formular conclusões e recomendações bem fundamentadas. Será capaz de definir o problema da investigação, finalidade, objectivos, escolher métodos apropriados de recolha e análise de dados. Aprenderá a aprender com a reflexão da sua experiência prática para iniciar, desenvolver e coordenar projectos sociais, avaliar uma situação, encontrar soluções de conflito, organizar, coordenar e avaliar o processo de apoio social a crianças e jovens para realizar tarefas de gestão social, administração e investigação. Aprenderão a levantar questões problemáticas, identificar problemas/dilemas éticos nas suas actividades de investigação e procurarão as melhores soluções possíveis em contextos de reflexão individual e de grupo.
Programa
1. Introdução à Prática da Pesquisa Científica: prática objectivos, resultados da aprendizagem, documentos práticos, tarefas práticas, critérios de avaliação. Processo de prática na instituição de prática: escolha da instituição de prática, contacto com a instituição, apresentação e discussão das tarefas de prática, preparação do programa de prática e projecto de investigação. 2. Projecto de investigação. 3. Implementação de tarefas práticas na instituição de prática 4. Reflexão sobre a experiência prática (em grupo) 5. Praticar a auto-avaliação 6. Relatório
Método de Avaliação
Discussão, análise de casos, investigação científica, aprendizagem reflexiva. | Formação prática / Prática/ Estágio: 50 % Exame: 50 %
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 6. Krysik, J.L., Finn, J. (2010). Research for effective social work practice. 2nd ed. Routledge: New York and London. 5. Creswell, J. W. (2009). Research design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 3rd ed. Thousand Oaks (Calif.); London: SAGE Publications. 4. Jeffs,T., Smith, M. (2010). Youth work practice. UK: Palgrave MacMillan. 3. Gharabaghi, K. (2010). Professional issues in child and youth care practice. London, New York: Routlage. 2. Bradford, S., Cullen, F. (2012). Research and Research Methods for Youth Practitioners. London, New York: Routlage. 1. Raudeli?nait?, R., Petrauskien?, A. (2014). Practice Guide for Master Degree Programme in Social Work with Children and Youth. Vilnius: Mykolas Romeris University.:
Secundária
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