Currículo

Crianças, Jovens e Participação (Em) 02166

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

15.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento 1-Estado da arte no campo do serviço social com crianças vulneráveis e famílias marginalizadas; 2-Conceitos teóricos como empoderamento, participação dos utilizadores, parceiras e processos democráticos relacionados com os DireitosHumanos e com o Direito da Criança; 3-Princípios participatórios em serviço social e instrumentos práticos para a sua implementação. Competências 4-Sensibilidade cultural e ética na relação com crianças e jovens; 5-Métodos e competências ancorados em pesquisa; 6-Uma abordagem equilibrada das práticas de serviço social que explora as mais-valias e bens das crianças e famílias. Competências gerais 7-Novas perspetivas sobre as crianças em sociologia, psicologia e serviço social;8-Novos paradigmas relacionados com a perspetiva de forças; 9-Fatores relativos aos direitos e competências das crianças para participarem em decisões e soluções relativas ao seu quotidiano.

Programa

1-Introdução. Perspetiva teórica; A perspetiva da nova criança. Um paradigma de construção de soluções. Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU; 2-Competências em serviço social com crianças num contexto global. Contribuições de parceiros associados: Sue Young, UWA "Solving social problems: southern perspectives" and "Using community development, capacity building and strength-based strategies in Child Protection Policies and Practices"; and Margaret McKenzie-Davidson, Otago "Investing in Children" and "Primary Prevention Strategies and Solutions in Child protection"; 3-Métodos de pesquisa e análise focados nas crianças. Contribuição de Ing-Marie Johansson, UGot; 4-Estágio em instituições que trabalham com crianças e famílias vulneráveis e marginalizadas - Introdução ao estágio com orientações; Colocação numa agência/instituição de serviço social; Estágio com supervisor; Trabalho de grupo/equipa; Seminário/workshop; Apresnetação oral; Relatório de estágio; Avaliação.

Método de Avaliação

A avaliação consiste em: - Apresentação de grupo - a partir de textos seleccionados do programa (1500 palavras) (aprovado/reprovado); - Performance profissional (aprovado/reprovado); - Relatório de estágio - individual ou em grupo (2000 palavras) (aprovado/reprovado); - Apresentação na aula (depois do estágio) (aprovado/reprovado); - Exame em casa - Ensaio (2500 palavras) avaliadas de A-F.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 215.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre