Currículo

Metodologia do Serviço Social (Em) 02165

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes que frequentarem com aproveitamento esta UC obterão conhecimentos e capacidades para: -Estarem familiarizados com as teorias sobre a prática do serviço social -Adquirirem uma perspectiva do serviço social enquanto abordagem sistémica -Identificarem factores subjacentes à teoria do serviço social -Adquirirem competências a entrevistar famílias -Prepararem uma conferência familiar de grupo

Programa

1. A teoria e a prática do serviço social: principais questões e desafios 2. O serviço social numa perspectiva crítica 3. Premissas teóricas para trabalhar com famílias 4. Serviço social numa abordagem sistémica 5. Definição da avaliação e do projeto em uma visão sistémica 6. Solução orientada de proteção à criança 7. A conferência de grupo familiar

Método de Avaliação

A UC será avaliada com base em: - Apresentações e seminários em sala de aula - Exame escrito a submeter on-line (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Helay, Lynne (2007. Universalism and cultural relativism in social work ethics. International social work 50:11 p p 11-26 Helay, Karen (2014). Social work theories in context. Second edition. Palgrave/ Mcmillan: Basinstoke Hayes, D. and Housten, S. (2007): Lifeworld, System and Family group Conferences: Habermas' Contribution to Discourse in Child Protection. British Journal of Social Work 37, pp 987-1006. Oxford University Press. Dalrymple, J. (2002): Family group conference and youth advocacy: the participation of children and young people in family decision-making. European Journal of Social Work, Vol 4, no 3, pp 287-299. Oxford University Press. Banks, Sarah (2008). Critical commentary: social work ethics. British Journal of social Work. 38 pp 1238-1249. :

Secundária

  • Van Bæk, F (2007): How do children experience a Family group conference? In Schjelderup, L and Omre, C "Veivisere for et fremtidig barnevern", Tapir Akademisk forlag. Pine, Daniel, Costello, Jane and Masten, Ann (2005). Trauma, Proximity, and Developmental Psychopathology. The effects of War and Terrorism on children. Neuropsychopharmacology 30 pp.1781 - 1792 Mennen, Ferol & O'Keefe, Maura (2005). Informed decision in child welfare: The use of attachment theory. Children and Youth services Review. 25 pp 577 - 593. Masten, A (2014): Global Perspectives on Resilience in Children and Youth. Child Development, January/February 2014, Volume 85, Number 1, Pages 6-20 McKenzie, M and Walker, S (2007): Experiences and challenges of FGC in New Zealand: A view from NZ. In Schjelderup, L and Omre, C., Veivisere for et fremtidig barnevern, Tapir Akademisk forlag. (20 pages). Horverak, S (2007): The conflicts of clients in child welfare, the property of the clients or the professionals - a discourse about Family group conference. In Schjelderup, L and Omre, C., Veivisere for et fremtidig barnevern, Tapir Akademisk forlag. (16 pages). Hämäläinen, Juha, Brian Littlechild, Oldrich Chytil, Miriam Sramatá, Emmanuel Jovelin (2012) Evolution of Child Protection and Child Welfare Policies in Selected European Countries: A Festschrift to honour Professor Peter Erath, Publisher Albert, 73-89. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre