Currículo

Crianças e Famílias em Situação de Risco (Em) 02168

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

15.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Obter conhecimento profundo do serviço social c/ crianças em situações de risco e s/ famílias. Obter conhecimento s/ teorias e métodos na área de serviço social c/ crianças em risco refletir criticamente s/ perspectivas teóricas relevantes p/ o serv. social c/ crianças em risco refletir criticamente s/ trabalho de pesquisa social c/ crianças em risco Analisar e aplicar conhecimento s/ criança na família e na sociedade,bem como em processos c/ crianças a participar em decisões s/ sua vida Poder explicar, analisar e aplicar conhecimento das crianças expostas a riscos Saber aplicar conhecimento de métodos específicos de Serv. Social c/ crianças e famílias Refletir s/ posição assist sociais, e s/ colaboração com outros profissionais Desenvolver os seus próprios valores e atitudes em relação à área do trabalho social Desenvolver o conhecimento sobre as questões dos direitos da criança em relação ao trabalho social profissional

Programa

Teorias e métodos do serviço social com crianças em situação adversa e respectivas famílias Pesquisa contemporânea com famíias e crianças em risco As situações de vida de crianças em risco relativamente a questões como poder, condições sócioeconómicas, saúde física e mental, género e etnicidade A posição das crianças na sociedade e na família

Método de Avaliação

Avaliação: . Ensaio (30%) . Exame escrito (70%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 268.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Satisfaction: Evidence from Norway? in International Journal of Social Welfare, 18(2). Pp 193-201. 8 p. Grødem, Anne Skevik (2009): ?The Impact of Poverty and Immigrant Background on Children?s School Applications. New York: Guilford Publications. pp 649-670. 22 p. Cassidy, Jude/Shaver, Phillip R. (eds)(2008): Handbook of Attachment: Theory, Research, and Clinical George, Carol/Solomon, Judith (2008): ?Attachment and Caregiving: the Caregiving Behavioural System? in University of Toronto Press. Chapters 1-2, 7 (8-9). App 125 p. Interantional Comparisons of child Protection, Family Service, and Community Caring Systems. Toronto: Freymond, Nancy/Cameron, Gary (eds)(2006): Towards Positive Systems of Child and Family Welfare: http://bjsw.oxfordjournals.org/cgi/content/abstract/37/8/1425 Social Work, 37(8). pp 1425-1434. 9 p. Barn, Ravinder (2007): ??Race?, Etnicity and Child Welfare: a Fine Balancing Act? in The British Journal of :

Secundária

  • Thoburn, Jane/Chand, Ashok/Procter, Joanne (2005): Child Welfare Services for Minority Ethnic Families: the Research Reviewed. London: Jessica Kingsley. 225 p. Dolan, Pat/Canavan/Pinkerton, John (eds)(2006): Family Support as Reflective Practice. London:Jessica Kingsley. 285 p. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre