Currículo

Sociologia da Família (Em) 02164

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer conhecimentos sobre as tendências atuais acerca da família, numa perspetiva histórica e comparativa entre países. Serão abordadas as principais perspectivas teóricas sobre família de modo a proporcionar a compreensão das principais dinâmicas, relações e problemas familiares. Os alunos que completem com sucesso esta UC ficarão com conhecimentos e competências para:OA1-Identificar os principais conceitos e perspectivas teóricas sobre a família OA2-Analisar as principais mudanças e dinâmicas que têm ocorrido nas estruturas familiares, na parentalidade e nas relações de género OA3-Identificar e compreender o significado e implicações dos principais indicadores sobre a família OA4-Compreender as relações familiares ao longo do curso de vida e em diferentes contextos sociais e culturais OA5-Analisar as redes de parentesco e o capital familiar OA6-Identificar os principais problemas que afectam a vida familiar e analisar as suas implicações sociais bem como as políticas de família

Programa

CP1 - Introdução. O conceito de família numa perspetiva crítica. CP2 - Perspetivas teóricas sobre família CP3 - Principais indicadores, tendências e dinâmicas familiares. Análise comparativa entre países CP4 - Relações familiares, género e parentalidade CP5 - Redes de apoio geracional e de parentesco CP6 - Problemas familiares e políticas de família: crianças em situação de risco, violência doméstica

Método de Avaliação

A avaliação terá por base: Seminário com apresentação em grupo, 1500 palavras, e participação ativa nas aulas (30%); Exame/ensaio escrito (70%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Aboim,Sofia,Pedro Vasconcelos & Karin Wall(2013),"Support, social networks, and the family in Portugal: two decades of research", International Review of Sociology Crompton, Rosemary et. al.(2007)"Introduction:The Unravelling of the 'Male breadwinner' Model and Some of its Consequences", in Crompton, Rosemary et. al. Women, Men, Work and Family in Europe. London:Palgrave.DeKeseredy, W.S.; Schwartz,M. D.(2011). "Theoretical and definitional Issues of Violence against Women". In: Renzetti, C. M. [et al.] (eds.). Sourcebook on violence against women. London: Sage, p. 3-30.Guerreiro, M.D., A. Torres and C. Lobo (2009), "Changing families: configurations, values and recomposition processes" in Guerreiro,M.D.,A. Torres and L. Capucha, Welfare and everyday life, Oeiras, Celta Editora.Morgan, D. (2011), Rethinking Family Practices, London, Palgrave.Robila, M. (ed.) (2014), Handbook of Family Policies Across the Globe, New York, Springer.UNICEF(2016), The State of the World's Children,N.York :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre