Currículo

Gestão Estratégica das Organizações da Economia Social GEOES

Contextos

Groupo: Estudos Africanos - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Desafios e Programas de Desenvolvimento

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular visa desenvolver competências e capacitar os alunos no domínio: - do conceito de estratégia e sua aplicabilidade às OES, e do reconhecimento da necessidade de gestão estratégica nas OES; - dos principais componentes do processo de gestão estratégica; - das diversas perspetivas de análise estratégica que determinam as abordagens assumidas ao longo do processo de gestão estratégica; - das várias componentes da formulação da estratégia, nomeadamente de grandes linhas orientadoras, tipos de estratégia, fontes de financiamento disponíveis e nível de envolvimento dos stakeholders em todo o processo; - dos elementos importantes na implementação, avaliação e monitorização estratégica; - do desenho e implementação de colaborações intersectoriais, nomeadamente ao nível das várias formas de relacionamento das OES com as empresas, dos possíveis papéis das OES na definição de políticas públicas e do seu envolvimento em redes de atores

Programa

1.Introdução 2.Conceito de estratégia e sua aplicação às OES 2.1. O conceito de estratégia 2.2. A necessidade de gestão estratégica nas OES 2.3. Componentes do processo de gestão estratégica 3.Análise estratégica 3.1. Indústria 3.2. Recursos 3.3. Stakeholders 3.4. Sistema 4.Formulação da estratégia 4.1. Visão, missão e valores 4.2. Objetivos de médio e longo prazo 4.3. Estratégias colaborativas e competitivas 4.4. Envolvimento dos stakeholders 4.5. Diversificação de fontes de financiamento 5.Implementação, avaliação e monitorização estratégica 5.1. Objetivos de curto prazo e planos de ação 5.2. Avaliação no contexto das OES 6.Estratégia no âmbito de relações intersectoriais 6.1. As OES e as empresas 6.2. As OES e o Estado na definição de políticas públicas 6.3. As OES no âmbito de redes de atores

Método de Avaliação

O processo de avaliação pretende aferir até que ponto os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem propostos para a unidade curricular. Para a avaliação estão previstos três tipos de avaliação: (1) Exame escrito - 50%; (2) Trabalho de grupo - 35%; (3) Participação em aula - 15%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Simaens, A. (2015). "Responding to complexity: A systems approach to strategy and interorganizational networks in the context of third sector organizations", CentER Dissertation Series, Tilburg School of Economics and Management Bryson, John M. e Alston, Farnum K. (2011). Creating your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass. 3rd edition. Bryson, John M., Anderson, Sharon R. e Alston, Farnum K. (2011). Implementing and Sustaining your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass. Courtney, Roger (2013). Strategic Management in the Third Sector. Palgrave Macmillan. :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2018/2019 - 2º Semestre