Currículo

Diásporas Africanas, Migrações e Direitos DAMD

Contextos

Groupo: Estudos Africanos - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Desafios e Programas de Desenvolvimento

Groupo: Estudos Africanos - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Estudos Africanos - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Globalização e Política Internacional

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A. Conhecimento e Compreensão: - Compreensão dos principais conceitos implicados no debate sobre as diásporas africanas. - Conhecimento dos eventos históricos que marcaram a trajetória social e política das diásporas africanas. - Conhecimento dos debates mais relevantes no domínio das estratégias e políticas de ação coletiva das diásporas. B. Aplicação de conhecimentos: - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para deduzir implicações sobre diferentes experiências das diásporas no plano transnacional. - Capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos para discutir e avaliar criticamente desafios contemporâneos das diásporas. C. Comunicação: - Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem. D. Aprendizagem: - Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia; - Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.

Programa

1. Questões históricas e teóricas das diásporas africanas 1.1. Do tráfico de pessoas escravizadas às migrações actuais 1.2. Presença e formas de ação coletiva africana em Portugal e na Europa (XV-XVIII) 1.3. Integração de imigrantes e políticas migratórias 2. Questões políticas e sociais das diásporas africanas 2.1. Formas de resistência à escravatura no continente americano 2.2. Diásporas e Movimentos Anti-Coloniais globais: Pan-africanismo e Movimentos pelos Direitos Civis 2.3. Dos Nativistas da 1ª Republica à Casa dos Estudantes do Império e Lutas de Libertação em Portugal e África 3. Questões políticas e sociais das diásporas africanas na actualidade 3.1. Racismo e Diáspora Africana na Europa ?pós?-colonial 3.2. Formas de ação coletiva da diáspora na contemporaneidade 3.3. Interseccionalidade, movimentos negros feministas e LGBTI 3.4. A resistência africana e negra no Portugal democrático: Das associações de imigrantes africanos ao movimento negro e afrodescendente português

Método de Avaliação

1. Avaliação ao longo do semestre - Apresentação, em grupo, de tema em aula (40%) - Redacção de ensaio individual sobre tema do programa (45%) - Participação ativa nas aulas (15%) 2. Exame final

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • TINHORÃO, José Ramos (1997), Os Negros em Portugal: Uma Presença Silenciosa, Lisboa: Caminho SANCHES, Manuela Ribeiro (2011), Malhas que os Impérios Tecem: Textos Anticoloniais, Contextos Pós-Coloniais, Lisboa: Edições 70 PIRES, Rui Pena (2003), Migrações e Integração, Oeiras: Celta Editora MACHADO, Fernando Luís (2009), ?Quarenta anos de imigração africana: um balanço?, Ler História, 56, pp. 135-165 JAMES, C.L.R. (1963 [1938]), The Black Jacobins: Toussaint L'ouverture and the San Domingo Revolution, New York: Vintage Books HALL, Stuart (2003), Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais, Belo Horizonte: UFMG/UNESCO GILROY, Paul (2012), O Atlântico Negro: Modernidade e Dupla Consciência, Rio de Janeiro: Centro de Estudos Afro-Asiáticos/Editora 34 DUBOIS, W.E.B. (1992 [1935]), Black Reconstruction in America, 1860-1880, New York: Free Press DAVIS, Angela (2016 [1981]), Mulheres, Raça e Classe, São Paulo:Boitempo:

Secundária

  • AFROLIS - Audioblogue Rádio AfroLis. https://radioafrolis.com/ ALMEIDA, Sílvio (2019), Racismo Estrutural, São Paulo: Feminismos Plurais. BORGES, Sónia Vaz (2014), Na Pó di Spéra: percursos nos bairros da Estrada Militar, de Santa Filomena e da Encosta Nascente, Cascais: FCG/Principia. CABRAL, Amilcar (1974), Textos Políticos, Porto: Gráfica Firmeza. CARMICHAEL, Stokely, Charles V. Hamilton (1961), Black Power: The Politics of Liberation, New York: Vintage. 9. CARTA ABERTA DE ORGANIZAÇÕES AFRODESCENDENTES PORTUGUESAS AO CERD -2016. https://museudigitalafroportugues.wordpress.com/2016/12/08/carta-aberta-de-organizacoes-afrodescendentes-portuguesas-ao-cerd-2016/ DAVIS, Angela (2016 [1981]), Mulheres, Raça e Classe, São Paulo: Boitempo. FANON, Frantz (1975 [1952]), Peles Negras, Máscaras Brancas, Porto: Paisagem Editora. FANON, Frantz (2015 [1961]), Os Condenados da Terra, Lisboa: Letra Livre. HENRIQUES, Joana Gorjão (2016), Racismo em Português, Lisboa: Tinta da China. HALL, Stuart (2003), Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais, Belo Horizonte: UFMG/UNESCO MACHADO, Fernando Luís (2009), Quarenta anos de imigração africana: um balanço?, Ler História, 56, pp. 135-165. MATA, Inocência (2015), A Casa dos Estudantes do Império e o lugar da literatura na consciencialização política, Lisboa: UCCLA. PIRES, Rui Pena (2003), Migrações e Integração, Oeiras: Celta Editora. PLATAFORMA GUETO Resposta à Alta Comissária (A.C.I.DI). https://plataformagueto.wordpress.com/noticias/resposta-a-alta-comissaria-a-c-i-di/ 29. SOS RACISMO (2016), Racismo e Discriminação ? A lei da impunidade, Lisboa: SOS´ SANCHES, Manuela Ribeiro (2011), Malhas que os Impérios Tecem: Textos Anticoloniais, Contextos Pós-Coloniais, Lisboa: Edições 70. TAYLOR, Keeanga-Yamahtta (2016), From #BlackLivesMatter to Black Liberation, Chicago: Haymarket Books.:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre