Currículo

Planeamento, Gestão e Avaliação de Programas e de Projectos M0784

Contextos

Groupo: Estudos Africanos - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Desafios e Programas de Desenvolvimento

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC tem como principais objectivos de aprendizagem os seguintes: - Aquisição de conhecimentos sobre as diferentes abordagens teóricas e metodológicas do planeamento, da gestão e da avaliação de intervenção para o desenvolvimento internacional. Desenvolvimento da capacidade de análise crítica sobre a forma como as intervenções externas condicionam as dinâmicas das sociedades alvo e sobre os limites e desafios que se colocam a estas intervenções. Adquisição de conhecimento teórico e prático de métodos e técnicas de planeamento, da gestão e da avaliação na intervenção para o desenvolvimento e na intervenção social. Desenvolvimento da capacidade de conceber processos de planeamento e avaliação em diferentes áreas de intervenção. Adquisição de conhecimentos metodológicos de investigação nas áreas de planeamento, gestão de avaliação de programas e projectos para poder actualizar os conhecimentos nestas áreas.

Programa

1) Conceitos básicos Intervenção, Estratégia, Planeamento e Avaliação 2) Métodos e técnicas de planeamento de projectos O projecto na cooperação para o desenvolvimento Modelos de gestão de projectos Desenho de processos de planeamento Métodos estandardizados de planeamento Metodologias participativas Métodos e técnicas de suporte: Facilitação, Visualização, Negociação 3) Métodos e técnicas de diagnóstico Análise de necessidades; Análise de stakeholders, Análise organizacional, Análise de parceria e Análise de risco 4) Metodologias de avaliação Conceitos e tipologias A avaliação estratégica e de projectos Eixos de avaliação 5) Modelos de avaliação na cooperação para o desenvolvimento Modelos estandardizados de avaliação Desenho de programas de avaliação Critérios e indicadores 6) Tipos de avaliação Avaliação de impactes, empowerment, sustentabilidade 7) Exercícios de similação

Método de Avaliação

A avaliação contínua implica a realização de um ensaio individual sobre temáticas abordadas no programa, nomeadamente sobre os desafios que se colocam ao planeamento e avaliação das intervenções externas (15 páginas) e um teste.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • SCHIEFER, Ulrich (2008) Integrated Evaluation of Change. A new perspective for planning and evaluation in multiple intervention environments. Periploi, Lisboa. SCHIEFER, Ulrich et al. (2006) MAPA - Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos, Principia, Cascais. SCHIEFER, Ulrich et al. (2006) Facilitação - Gestão de Processos Participativos. Princípia, Cascais. ROSSI, Peter H.; FREEMAN, Howard E.; LIPSEY, Mark W. (2004) Evaluation. A Systemic Approach 7th edition, SAGE, London. Imas, Linda G. Morra e Rist Ray (2009) Designing and Conducting Effective Development Evaluations. The International Bank for Reconstruction and Development / The World Bank, Washington, FETTERMAN, David M. (2001) Foundations of Empowerment Evaluation. Sage, London European Commission (2012) The Evaluation of Socio-Economic Development. The Guide. London. CRACKNELL, Basil Edward (2000) Evaluation Development Aid. Issues, Problems and Solutions. Sage, London. :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1º Semestre