Currículo

Atitudes e Comportamentos Políticos 00528

Contextos

Groupo: Estudos Africanos - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Globalização e Política Internacional

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Definir e analisar criticamente os principais conceitos relacionados com atitudes e comportamentos políticos; OA2. Identificar e analisar criticamente os factores explicativos mais relevantes das atitudes e comportamentos políticos; OA3. Conhecer os desenvolvimentos clássicos e mais recentes na produção científica relativa às atitudes e comportamentos políticos; OA4. Compreender e analisar criticamente investigações empíricas muito actuais relacionadas com atitudes e comportamentos políticos; OA5. Apresentar oralmente de forma clara e apelativa artigos científicos complexos e analisá-los criticamente, também em formato escrito.

Programa

Parte 1: Comportamentos Políticos CP1. Participação eleitoral vs abstenção CP2. Comportamento eleitoral CP3. Diferentes formas de participação política Parte 2: Atitudes Políticas CP4. Preferências políticas CP5. Sofisticação política e interesse CP6. Confiança política e satisfação

Método de Avaliação

Os/as estudantes podem optar por realizar a UC por avaliação ao longo do semestre ou por exame. A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) Apresentação oral e discussão de um texto científico em grupo e participação nas aulas (vale 40% da nota final) b) Ensaio escrito individual (vale 60% da nota final); Todos os momentos de avaliação são obrigatórios. Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) A exposição oral de texto em grupo consiste na apresentação oral e discussão de um artigo científico muito actual por parte dos/as estudantes, seguida de um debate com a turma. Esta componente é avaliada individualmente. A avaliação da “participação nas aulas” é feita da seguinte forma: adiciona-se à nota da apresentação oral de texto 0,5; 1 ou 1,5 valores aos/às estudantes mais participativos. Ser participativo significa: fazer intervenções interessantes nas aulas, fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos debates e exercícios, ter uma postura que demonstra estar a seguir as aulas com atenção. b) O ensaio escrito é feito individualmente sobre um tema à escolha dos/as estudantes, desde que relacionado com os conteúdos programáticos da UC. O objectivo é fazer uma revisão da literatura sobre o tema escolhido (de forma articulada e crítica). O ideal é que o ensaio seja orientado por uma pergunta de partida. 8-10 páginas (tamanho de letra 12, espaço 1,5 entre linhas; em inglês ou em português)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Berinsky, Adam (ed, 2020), New Directions in Public Opinion. Londres: Routledge. Dalton, Russell (2020), Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies. Londres: Sage. Dalton, Russell e Hans-Dieter Klingemann (eds, 2007), The Oxford Handbook of Political Behavior. Oxford: Oxford University Press. Freire, André (2022), Left and Right: meaning and correlates in new and long consolidated democracies, Moldova: Eliva Press. Fisher, Justin, et al (eds, 2018), The Routledge Handbook of Elections, Voting Behavior and Public Opinion, Londres: Routledge. Lobo, Marina Costa e Ana Espírito-Santo (2023), O Eleitorado Português no Século XXI. Lisboa: Tinta da china. van Deth, Jan, José Ramón Montero e Anders Westholm (eds, 2007), Citizenship and involvement in European democracies: a comparative analysis. Londres: Routledge.:

Secundária

  • Dalton R. (2021), ‘The Representation Gap and Political Sophistication: A Contrarian Perspective’, Comparative Political Studies 54 (5): 889-917. Dassonneville, R. & F. Kostelka (2021), ‘The Cultural Sources of the Gender Gap in Voter Turnout’, British Journal of Political Science 51 (3): 1040-1061. Geurkink B et al (2020), ‘Populist Attitudes, Political Trust, and External Political Efficacy: Old Wine in New Bottles?’, Political Studies 68 (1): 247-267. Grasso, M. T. et al (2019), ‘Socialization and generational political trajectories: an age, period and cohort analysis of political participation in Britain’, Journal of Elections, Public Opinion and Parties 29 (2): 199-221. Hoogh, M. & A. Kerna (2017), ‘The tipping point between stability and decline: trends in voter turnout, 1950–1980–2012’, European Political Science 16: 535–552. Smets, Kaat & Carolien van Ham (2013), “The embarrassment of riches? A meta-analysis of individual-level research on voter turnout”, Electoral Studies 32: 344–359. Stockemer, Daniel (2017), “What Affects Voter Turnout? A Review Article/Meta-Analysis of Aggregate Research”, Government and Opposition 52(4): 698–722. Theocharis, Yannis, & Jan Van Deth (2018). The continuous expansion of citizen participation: A new taxonomy. European Political Science Review 10(1): 139-163. Thorson, Kjerstin, Yu Xu & Stephanie Edgerly (2018). “Political Inequalities Start at Home: Parents, Children, and the Socialization of Civic Infrastructure Online”. Political Communication 35(2): 178-195. van Deth, J. (2014), ‘A conceptual map of political participation’, Acta Politica 49: 349–367.:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1º Semestre