Currículo
Atitudes e Comportamentos Políticos 00528
Contextos
Groupo: Estudos Africanos - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas > Globalização e Política Internacional
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Definir e analisar criticamente os principais conceitos relacionados com atitudes e comportamentos políticos; OA2. Identificar e analisar criticamente os factores explicativos mais relevantes das atitudes e comportamentos políticos; OA3. Conhecer os desenvolvimentos clássicos e mais recentes na produção científica relativa às atitudes e comportamentos políticos; OA4. Compreender e analisar criticamente investigações empíricas muito actuais relacionadas com atitudes e comportamentos políticos; OA5. Apresentar oralmente de forma clara e apelativa artigos científicos complexos e analisá-los criticamente, também em formato escrito.
Programa
Parte 1: Comportamentos Políticos CP1. Participação eleitoral vs abstenção CP2. Comportamento eleitoral CP3. Diferentes formas de participação política Parte 2: Atitudes Políticas CP4. Preferências políticas CP5. Sofisticação política e interesse CP6. Confiança política e satisfação
Método de Avaliação
Os/as estudantes podem optar por realizar a UC por avaliação ao longo do semestre ou por exame. A avaliação ao longo do semestre tem as seguintes componentes: a) Apresentação oral e discussão de um texto científico em grupo e participação nas aulas (vale 40% da nota final) b) Ensaio escrito individual (vale 60% da nota final); Todos os momentos de avaliação são obrigatórios. Mais detalhes sobre as componentes da avaliação ao longo do semestre: a) A exposição oral de texto em grupo consiste na apresentação oral e discussão de um artigo científico muito actual por parte dos/as estudantes, seguida de um debate com a turma. Esta componente é avaliada individualmente. A avaliação da “participação nas aulas” é feita da seguinte forma: adiciona-se à nota da apresentação oral de texto 0,5; 1 ou 1,5 valores aos/às estudantes mais participativos. Ser participativo significa: fazer intervenções interessantes nas aulas, fazer perguntas que revelam que se está a seguir a matéria, participar nos debates e exercícios, ter uma postura que demonstra estar a seguir as aulas com atenção. b) O ensaio escrito é feito individualmente sobre um tema à escolha dos/as estudantes, desde que relacionado com os conteúdos programáticos da UC. O objectivo é fazer uma revisão da literatura sobre o tema escolhido (de forma articulada e crítica). O ideal é que o ensaio seja orientado por uma pergunta de partida. 8-10 páginas (tamanho de letra 12, espaço 1,5 entre linhas; em inglês ou em português)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Berinsky, Adam (ed, 2020), New Directions in Public Opinion. Londres: Routledge. Dalton, Russell (2020), Citizen Politics: Public Opinion and Political Parties in Advanced Industrial Democracies. Londres: Sage. Dalton, Russell e Hans-Dieter Klingemann (eds, 2007), The Oxford Handbook of Political Behavior. Oxford: Oxford University Press. Freire, André (2022), Left and Right: meaning and correlates in new and long consolidated democracies, Moldova: Eliva Press. Fisher, Justin, et al (eds, 2018), The Routledge Handbook of Elections, Voting Behavior and Public Opinion, Londres: Routledge. Lobo, Marina Costa e Ana Espírito-Santo (2023), O Eleitorado Português no Século XXI. Lisboa: Tinta da china. van Deth, Jan, José Ramón Montero e Anders Westholm (eds, 2007), Citizenship and involvement in European democracies: a comparative analysis. Londres: Routledge.:
Secundária
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