Currículo

Gestão e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento Global 00621

Contextos

Groupo: Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Território > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os vários conceitos ligados ao ciclo de projeto (planeamento, execução, monitorização, avaliação); • Analisar a entrada de mecanismos de gestão na cooperação para o desenvolvimento (várias dinâmicas, doadores, ONG, consultoras, etc.) • Proporcionar conhecimentos práticos sobre várias ferramentas de planeamento e gestão de projetos: quadro lógico, teoria da mudança/ação, gestão adaptativa; • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre as várias ferramentas de monitorização e avaliação disponíveis; • Mobilizar os estudantes na reflexão sobre a ética no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento; • Abordar de forma breve as especificidades do planeamento, gestão e avaliação da inovação em projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Programa

1) Introdução ao planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento 2) Planeamento e diagnóstico de necessidades 3) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (I) 4) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (II) 5) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (III) 6) Desafios na implementação de projetos 7) Monitorização e Acompanhamento 8) Avaliação 9) Especificidades de vários tipos de intervenção 10) Questões éticas no planeamento, gestão e avaliação dos projetos de cooperação para o desenvolvimento

Método de Avaliação

A avaliação periódica da disciplina (ao longo do semestre) consistirá na elaboração de um trabalho de grupo escrito, a partir dos exercícios realizados em sala de aula (60% da nota final) e na elaboração um teste escrito individual (40% da nota final). Critério mínimo de assiduidade: presença em 75% das aulas. Para os alunos que optarem por avaliação final, está será feita a partir de um exame escrito individual que vale 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão também avaliados por exame escrito (100% da nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Chambers, Robert (2008), Revolutions in Development Inquiry, Earthscan, London Chambers, Robert (2017), Can we know better, Practical Action Publishing European Commission (2004), Project Cycle Management Guidelines James, Rick (2022), “Strategic Planning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC Garbutt, Anne (2022), “Monitoring, evaluation and learning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC PM4DEV, Project Management for Development Organisations - The Logical Framework Sida (2003), The Logical Framework Approach. A summary of the theory behind the LFA method Terre des Hommes (2012), Project Cycle Handbook, Terre des Hommes, Lausanne UNDP (2009), Handbook on Planning, Monitoring and Evaluating for Development Results, UNDP: New York van Es, Marjan, Irene Guijt, and Vogel Isabel (2015), Theory of Change Thinking in Practice – A stepwise approach, Hivos, The Hague:

Secundária

  • Ika, Soderlund, Munro and Landoni (2020), 'When project management meets international development, what can we learn?', International Journal of Project Management 38, 469-473 Teskey, Graham and Lavinia Tyrrel (2021), “Implementing adaptive management: A front-line effort – Is there an emerging practice?”, The Governance & Development Practice, Working Paper Series, ACT, Australia: Abt Associates Revier, Rebecca (ed.) (1996) Needs Assessment. A Creative and Practical Guide for Social Scientists.Taylor & Francis:

Disciplinas de Execução