Currículo
Gestão e Avaliação de Projetos de Desenvolvimento Global 00621
Contextos
Groupo: Estudos de Desenvolvimento - 2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os vários conceitos ligados ao ciclo de projeto (planeamento, execução, monitorização, avaliação); • Analisar a entrada de mecanismos de gestão na cooperação para o desenvolvimento (várias dinâmicas, doadores, ONG, consultoras, etc.) • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre várias ferramentas de planeamento e gestão de projetos: quadro lógico, teoria da mudança/ação, gestão adaptativa; • Proporcionar conhecimentos teóricos sobre as várias ferramentas de monitorização e avaliação disponíveis; • Mobilizar os estudantes na reflexão sobre a ética no planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento; • Abordar de forma breve as especificidades do planeamento, gestão e avaliação da inovação em projetos de cooperação para o desenvolvimento.
Programa
1) Introdução ao planeamento, gestão e avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento 2) Planeamento e diagnóstico de necessidades 3) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (I) 4) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (II) 5) Duas abordagens à gestão de projetos: Quadro Lógico e Teoria da Mudança (III) 6) Desafios na implementação de projetos 7) Monitorização e Acompanhamento 8) Avaliação 9) Especificidades de vários tipos de intervenção 10) Questões éticas no planeamento, gestão e avaliação dos projetos de cooperação para o desenvolvimento
Método de Avaliação
A avaliação periódica da disciplina consistirá na elaboração de um trabalho de grupo escrito, a partir dos exercícios realizados em sala de aula (40% da nota final), numa apresentação em grupo em sala de aula (30% da nota final) e num teste escrito individual (30% da nota final) Para os alunos que optarem por avaliação final, está será feita por exame escrito que vale 100% da nota. Em época de recurso, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Theory of Change Thinking in Practice – A stepwise approach, Hivos, The Hague Handbook on Planning, Monitoring and Evaluating for Development Results, UNDP: New York Project Cycle Handbook, Terre des Hommes, Lausanne Um resumo da teoria por trás do Método do Quadro Lógico PM4DEV, Project Management for Development Organisations - The Logical Framework “Monitoring, evaluation and learning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC “Strategic Planning – A toolkit for small NGOs”, UKAid and INTRAC Project Cycle Management Guidelines Can we know better, Practical Action Publishing Revolutions in Development Inquiry, Earthscan, London:
Secundária
- Revier, Rebecca (ed.) (1996) Needs Assessment. A Creative and Practical Guide for Social Scientists.Taylor & Francis Teskey, Graham and Lavinia Tyrrel (2021), ?Implementing adaptive management: A front-line effort ? Is there an emerging practice??, The Governance & Development Practice, Working Paper Series, ACT, Australia: Abt Associates: