Currículo
Modernidade e Desenvolvimento MD
Contextos
Groupo: Estudos de Desenvolvimento - 2024 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a) Aquisição de conhecimentos básicos sobre as principais teorizações da modernidade, da sociologia clássica à sociologia contemporânea. b) Desenvolvimento de competências básicas de discussão comparada daquelas teorizações. c) Desenvolvimento de competências básicas de utilização analítica dos principais conceitos e enunciados daquelas teorizações no estudo do desenvolvimento.
Programa
1. Introdução: modernidade, mudança e desenvolvimento I. A modernidade na sociologia clássica 2. Modernidade como diferenciação 3. Modernidade como mercadorização 4. Modernidade como racionalização II. Continuidades e reformulações 5. Modernização e modernidade 6. Dimensões da modernidade 7. Modernidades múltiplas III. Para além da modernidade? 8. A era pós-industrial 9. A era da informação 10. A era pós-moderna
Método de Avaliação
O momento essencial da avaliação é a elaboração, por cada aluno, de um ensaio individual: (a) o tema do ensaio é escolhido por cada aluno e aprovado pelo docente, sendo incluída nos materiais de apoio da unidade curricular uma lista de sugestões; (b) o tratamento do tema deverá permitir a comparação entre conceptualizações alternativas sobre a modernidade, bem como a aplicação dos resultados dessa comparação ao estudo do desenvolvimento; (c) a dimensão máxima do ensaio é de 16.000 caracteres, incluindo espaços, mas não capa, índice e referências bibliográficas. A informação sobre a participação dos alunos nas aulas pode ser usada pelo docente para majorar a classificação final num máximo de dois valores. Entrega: até 29 de dezembro de 2024. Em alternativa, ou em caso de insucesso no ensaio, um exame final de duas horas. A realização do exame depende de inscrição prévia.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bauman, Zygmunt (2000), Liquid Modernity, Cambridge, Polity. Bell, Daniel (1973), The Coming of Post-Industrial Society: A Venture in Social Forecasting, New York, Basic Books. Bock, Kenneth (1978), “Theories of progress, development, and evolution”, em Tom Bottomore e Robert Nisbet (orgs.) (1978), A History of Sociological Thought, Nova Iorque, Basic Books, pp. 39-79. Castells, Manuel (1996), The Rise of the Network Society, vol. 1 de The Information Age: Economy, Society and Culture, Oxford, Blackwell. Eisenstadt, Shmuel N. (2000), “Multiple modernities”, Daedalus, 129 (1), pp. 1-29. Giddens, Anthony (1990), The Consequences of Modernity, Cambridge, Polity. Parsons, Talcott (1971), The System of Modern Societies, Englewood Cliffs, Prentice-Hall. Royce, Edward (2015), Classical Social Theory and Modern Society: Marx, Durkheim, Weber, Londres, Rowman & Littlefield.:
Secundária
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