Currículo

Seminário de Teorias e Práticas do Desenvolvimento 01998

Contextos

Groupo: Estudos de Desenvolvimento > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Diversidades Locais e Desafios Mundiais

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Módulo 1: O1: Conhecer a analisar criticamente a nova "complexidade da incerteza" O2: Conhecer as as Agendas de desenvolvimento global O3: Conhecer e analisar criticamente a Agenda da Boa Governação O4: Conhecer e analisar os atuais e futuros desafios para o desenvolvimento global Módulo 2: O5: Proporcionar conhecimentos teóricos sobre os desafios da aprendizagem e inovação na cooperação para o desenvolvimento; O6: Explorar o Design Centrado nas Pessoas (Human-Centered Design) enquanto ferramenta prática para desenvolver soluções inovadoras para problemas de desenvolvimento global

Programa

Módulo 1: P1: O Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) de 2021/2022 e a nova "complexidade da incerteza" P2: As Agendas de Desenvolvimento Global - dos ODM aos ODS (2000-2030) P3: Boa governação, Corrupção e Democracia no quadro do Desenvolvimento Global P4: Os Desafios para o Desenvolvimento Global no século XXI Módulo 2: P5: Abordagens à aprendizagem e inovação na cooperação para o desenvolvimento; P6: Aplicar o Design Centrado nas Pessoas (Human-Centered Design) num desafio real, em parceria com uma organização da sociedade civil portuguesa

Método de Avaliação

O(a) mestrando(a) pode optar pela avaliação periódica que inclui: 1) Módulo 1 - inclui apresentação de textos indicados pelo professor por grupos (30%) e ensaio individual (40%) 2) Módulo 2 - inclui apresentação oral de trabalhos de grupos (30%) A avaliação final será por exame (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • 1) PNUD (2022), Relatório de Desenvolvimento Humano 2011-22: Tempos Incertos, Vidas Instáveis: construir o futuro num mundo em transformação (Nova Iorque: UNDP) 2) Ang, Yuen Yuen (2020), Unbundling Corruption: Revisiting Six Questions on Corruption, Global Perspectives 1:1 3) Banco Mundial (2017), Relatório de Desenvolvimento Mundial: Governança e a Lei (Washington: BM) 4) Fukuyama, Francis (2013), What is Governance? Governance vol.26:3, pp.347-368 5) Andrews, Matt (2008), The Good Governance Agenda: Beyond Indicators without Theory, Oxford Development Studies 36:4, pp.379-407:

Secundária

  • 1) Grindle, Merilee S. (2007), Good Enough Governance Revisited, Development Policy Review 25:5, pp.553-574 2) Marquette, H. (2021), Doing anti-corruption democratically, WFD anti-corruption and integrity series, 2, London: Westminster Foundation for Democracy:

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre