Currículo

Pesquisa de Terreno M8109

Contextos

Groupo: Estudos de Desenvolvimento > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Métodos de Investigação

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Situar histórica e disciplinarmente a perspetiva etnográfica; OA2. Discriminar as várias etapas da investigação etnográfica; OA3. Identificar terrenos adequados ao exercício deste tipo de pesquisa; OA4. Praticar algumas das técnicas de registo do trabalho de campo, tais como memos, notas de campo, diários, desenhos, entre outros; OA5. Interiorizar princípios éticos e deontológicos na prática de pesquisa; OA6. Definir conceitos-chave da pesquisa de terreno/etnográfica; OA7. Compreender a complexidade inerente aos processos de descrição, análise e interpretação de dados neste tipo de investigação qualitativa.

Programa

P1. Apresentação: Objetivos, sistema de trabalho, avaliação P2. Etnografia e trabalho de campo: uma visão plural P3. Escolher e preparar o terreno P4. Planear o trabalho prático P5. Entrar no terreno: o acesso P6. Entrevistar e conversar P7. Observar e registar P8. Ética e os seus dilemas P9. Analisar e descrever P10. Exercício final

Método de Avaliação

Esta UC tem duas modalidades de avaliação alternativas: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre ocorre, com regularidade, no decurso do período curricular, com recurso aos seguintes instrumentos de avaliação, sequencialmente: 1. Proposta, por escrito, de um exercício observacional interativo (20%) 2. Apresentação oral em sala de aula, através da análise crítica de, pelo menos, uma das etapas do exercício em curso (30%); 3. Redação de um ensaio reflexivo final (50%) É requisito desta modalidade de avaliação a participação ativa em, pelo menos, 6 aulas completas. A avaliação por exame contempla a totalidade do programa e bibliografia da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • -Beaud, Stéphane e Weber, Florence, 2007(1998) Guia para pesquisa de campo. Produzir e analisar dados etnográficos, Rio de Janeiro: Vozes -Becker, Howard S. 2008(1998) Segredos e truques de pesquisa, Rio de Janeiro: Zahar -Blundo, Giorgio e Jean-Pierre de Olivier Sardan, 2003 Pratique de la Description, Paris: EHESS -Burgess, Robert G. 1997(1984) A pesquisa de terreno. Uma introdução. Oeiras: Celta -Costa, António F.1986, «A pesquisa de terreno em sociologia» in Silva, Augusto S. e Pinto, José M. (ed) Metodologia das Ciências Sociais, Porto: Afrontamento -Emerson, Robert M. et alii, 1995 Writing Ethnographic Fieldnotes, Chicago&London: The University of Chicago Press -Lofland, John e Lyn H. Lofland, 1995 Analysing Social Settings. A Guide to Qualitative Observation and Analysis, Belmont, California: Wadsworth Publishing Company -Velho, Gilberto e Karina Kushnir (orgs.) 2003 Pesquisas Urbanas. Desafios do trabalho antropológico Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor:

Secundária

  • Agar, Michael H. 1986 Speaking of Ethnography, Beverly Hills: SAGE Atkinson, Paul et alii, 2001 Handbook of Ethnography, London: SAGE Malinowski, Bronislaw, 1992 (1922) Argonauts of the Western Pacific, London: Routledge Sanjek, Roger (ed), 1990 Fieldnotes. The Makings of Anthropology, Ithaca and London: Cornell University Press Sardan, Jean-Pierre 2008 La rigueur du qualitatif. Les contraintes empiriques de l?interprétation socio-anthropologique, Louvain-la-Neuve : Bruylant-Academia Weber, Florence 2009 Manuel de l?ethnographe, Paris: PUF Weiss, Robert S. 1994 Learning from Strangers. The art and Method of Qualitative Interview Studies, New York: Free Press:

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre