Currículo
Dissertação em Estudos de Desenvolvimento 01999
Contextos
Groupo: Estudos de Desenvolvimento > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
48.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O Programa tem também como objectivos de aprendizagem: OA1. Contribuir para a consolidação da formação académica dos participantes e para a realização autónoma de trabalho de investigação; OA2. Preparar os participantes para lidar com as implicações potenciais da investigação em Estudos de Desenvolvimento nas suas dissertações e projectos; OA3. Capacitar os participantes para a comunicação de propostas e resultados de investigação.
Programa
CP1. Contexto CP2. O contexto histórico contemporâneo e o pensamento científico CP3. Estrutura geral da dissertação: ?Como se faz uma dissertação?? CP4. Contexto do problema de investigação CP5. Enquadramento teorico-conceptual (modelo de análise) CP6. Metodologia CP7. Resultados e conclusões CP8. Questões formais
Método de Avaliação
Uma vez submetida a dissertação, é nomeado um Júri para avaliar a qualidade do trabalho realizado. A classificação atribuída nesta unidade curricular corresponde à classificação atribuída pelo júri ao trabalho final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1164.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Albarello, L. 1997, Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa Flick, Uwe 2005, Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Monitor, Lisboa Flyvbjerg, B. 2006, Five Misunderstandings About Case-Study Research, Qualitative Inquiry, Vol. 12, nº 2 Hancké, B. 2009, Intelligent Research Design: A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Oxford University Press, Oxford, Quivy, Raymond e LucVan Campenhoudt 1992, Manual de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva, Lisboa Santos, B.S. 1987, Um Discurso Sobre as Ciências, Afrontamento, Porto Silva, A.S., Pinto, J. M. (org.) 1986, Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento, Porto: