Currículo

Empresas e Ambiente 02007

Contextos

Groupo: Estudos de Desenvolvimento > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Desenvolvimento Sustentável

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Conhecer os desafios que as problemáticas ambientais colocam às diferentes funções da empresa - Compreender a aplicação do conceito de sustentabilidade à gestão das organizações no contexto económico, social, legal e político - Compreender conceitos chave para a melhoria do desempenho ambiental e da sustentabilidade das organizações como os de sistemas de gestão ambiental, economia circular, normas ambientais, ecoeficiência, ecoconcepção, análise de risco) - Desenvolver capacidade para selecionar e aplicar os principais instrumentos e técnicas de gestão ambiental nas organizações (como as Auditorias, a Análise do Ciclo de Vida ou a Avaliação de Impactos Ambientais) - Conhecer e discutir exemplos de estratégias de gestão ambiental como fonte potencial de benefícios e de competitividade para as organizações (a partir da análise de estudos de caso) - Desenvolver a capacidade para transmitir as questões da gestão ambiental em trabalho escrito ou oral e em apresentação visual

Programa

1. Introdução à empresa 1.1. As funções da empresa 1.2. Os 'stakeholders' e as diferentes esferas de ação 2. Introdução à Gestão Ambiental das Empresas 2.1. Objetivos e âmbito da Gestão Ambiental 2.2. Funções da empresa com orientação ambiental 2.3. Critérios de sucesso da gestão ambiental 2.4. As empresas e o Desenvolvimento Sustentável: o modelo dos 3 capitais 2.5. Quadros de análise para as empresas sustentáveis 2.6. Tipologia geral de instrumentos para a gestão ambiental das empresas 3. Instrumentos de Análise e Gestão do Desempenho Ambiental 3.1. Sistemas de Gestão Ambiental 3.2. Auditoria Ambiental 3.3. Indicadores de Desempenho Ambiental 3.4. Eco-conceção de produtos 3.5. Análise do Ciclo de Vida 4. Instrumentos de Avaliação e de Política Ambiental 4.1. Avaliação de Impactos Ambientais 4.2. Avaliação Ambiental Estratégica 4.3. Gestão do Risco Ambiental 5. Estratégias de gestão ambiental e sua discussão

Método de Avaliação

A avaliação contínua inclui: 1. Trabalho final individual de aprofundamento de um tema de gestão do ambiente à escolha do aluno (80%) 2. Trabalho intermédio (em equipa) sobre um problema ambiental da atualidade e sua discussão em aula (20%) É disponibilizado aos alunos um guião para apoio à realização dos trabalhos. Na fase inicial dos trabalhos os alunos deverão enviar ao docente pequena nota com indicação do tema e estrutura de desenvolvimento propostos A avaliação final consiste na realização de um Teste/exame final que corresponde a 100% da nota da disciplina A avaliação na UC pressupõe nota mínima final de 9,5 valores. A presença em aula deverá ser pelo menos de 2/3 do total.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Plauchu, V. (2014), 'Management Environnemental. Analyses, Stratégies, Mise en Oeuvre', Ed. Campus Ouvert. - Braga, J. e Morgado, E. (2012), 'Guia do Ambiente', Monitor. - Barrow, C. (2006), 'Environmental Management for Sustainable Development', Routledge Introductions to Environment. - Schaltegger, S., Burritt, R. e Petersen (2017), 'Introduction to Corporate Environmental Management: Striving for Sustainability', Sheffield: Greenleaf.:

Secundária

  • Revistas: Journal of Environmental Management, Sustainable Development, Journal of Cleaner Production, Ecological Economics, entre outras - Richard, J. E Plot, E. (2014), 'La gestion environnementale', La Découverte. - Brady, J (ed) (2011), 'Environmental Management in Organizations: The IEMA Handbook', The Institute of Environmental Management and Assessment (IEMA), Earthscan, London.:

Disciplinas de Execução

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre