Currículo

Questões de Museologia M6100

Contextos

Groupo: Estudos e Gestão da Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas Ou Outras Uc > Museologia

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Sensibilizar os alunos para as relações entre museus e questões socio-culturais. É objectivo desta UC fornecer aos discentes informação que lhes permita identificar e avaliar o papel dos museus nas sociedades contemporâneas bem como o papel do museu enquanto instrumento de sensibilização para questões societais - racismo, intolerância e identidades. Fornecer instrumentos criticos em relação ao potencial dos museus como instrumentos de transformação de visões do mundo.

Programa

1.Introdução. A definição de museu do ICOM 2. A importância das Exposições Universais na emergência dos museus; museus enquanto espaços públicos e a noção de cidadania. 3.Museus e questões éticas. A restituição de objectos e a questão da propriedade cultural. A noção de museu universal. 4. Museus, centros culturais e centros de cultura. A cultura como consumo. .A criação de sucursais de museus 5) Museus e identidades - nacionais, transnacionais e post- nacionais 6. Descolonizar o museus e as coleções como heranças coloniais 7. Museus e migração 8. A noção de Museu imaginário ( Malraux) e os museus virtuais 9. Lugares de memória, museus-memoriais e museus de consciência 10) Museus e indústria cultural. As exposições Blockbuster. A indústria da moda e os museus.

Método de Avaliação

As aulas são teórico-práticas. O docente exporá os conteúdos programáticos, cada sessão tem um texto de leitura obrigatório que será objecto de discussão no espaço da aula. Pretende-se fomentar o debate critico e sensibilizar os discentes para a maneira como osa instituição museu participa e é um agente activo nas questões societais. | A Avaliação desta UC é do tipo avaliação continua. Os intrumentos de avaliação são os seguintes: a) Um trabalho final escrito entre 8 a 10 páginas sobre uma das secções do programa ou sobre um museu/exposição (70%); b) leitura prévia dos textos e participação nas aulas (10%), c) um relatório escrito sobre um dos textos de leitura obrigatória (20%). Possibilidade de exame final escrito. Não há prova oral. II) exame final para os alunos que optarem por esta modalidade.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - -Sandell, Richard, 2007. Museums, Prejudice and The Reframing of Difference, London/ New York, Routledge. -Kirshenblatt-Gimblett Barbara, Destination Culture. Tourism, Museums, and Heritage, Berkeley and Los Angeles, California University Press, 1998. - MacDonald, Sharon ed., 2006. A Companion to Museum Studies, Blackwell. -- Gurian Elaine H., 'What is the object of this exercise? A meandering exploration of the many meanings of objects in museums', Daedalus, 163-184 ( online). - Cuno James. 2010. Who Owns Antiquity? Museums and the Battle over ancient Heritage, Princeton University Press. -Bennett Tony 1995. The Birth of the Museum. History, Theory, Politics, London and New York, Routledge. :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1º Semestre