Currículo
Museus e História Contemporânea M0832
Contextos
Groupo: Estudos e Gestão da Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas Ou Outras Uc > Museologia
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta UC tem com objetivos capacitar os alunos para conhecer e compreender as questões teóricas presentes na relação entre Museus e História bem como analisar o modo de representação de temas de História Moderna e Contemporânea em museus e exposições.
Programa
1. Questões teóricas 1.1. Memória individual e memória coletiva. Tipologias da memória coletiva. 1.2. As tradições: suas (re)formulações. A problemática da invenção das tradições. 1.3. Problematização do tempo presente. 2. Musealização de temas 2.1. Descobrimentos. 2.2. Colonialismo. 2.3. Estado Novo e resistências. 2.4. Educação 2.5. Migrações. 2.6. Mobilidades. 2.7. Movimentos sociais.
Método de Avaliação
A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os resultados de aprendizagem (conhecimentos e competências) previstos nos objetivos. A avaliação periódica implica a apresentação de: um relatório sobre uma exposição visitada (50%); e uma análise crítica de uma obra (50%). Em alternativa, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, pode ser feito um exame final, pressupondo o mesmo nível de conhecimentos e de competências aferido na avaliação periódica.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Valcuende del Rio, José María, Narotsky Molledo, Susana (orgs.) (2005) Las políticas de la memoria en los sistemas democráticos, Sevilha, FAAEE/Fundación El Monte/AAA. Thièsse, Anne-Marie, A Criação das Identidades Nacionais. Europa. Séculos XVIII-XX, Lisboa, Temas e Debates, 2000 Nora, Pierre, org., (1986-1992) Les lieux de mémoire, 7 vol, Paris, Gallimard Holo, Selma Reuben (2002) Mas allá del Prado: Museus e identidade en la España Democrática, Madrid, Ediciones Akal. S. A. Hobsbawm, Eric e Ranger, Terence (orgs) (1983) The invention of tradition, Cambridge, Cambridge University Press Fentress, James e Wickam, Chris (1994) Memória social, Lisboa, Teorema Crane, Susan A. (ed) (2000) Museums and memory, Stanford, Stanford University Press Connerton, Paul (1993) Como as sociedades recordam, Oeiras, Celta. Bebiano, Rui (2003) "Temas e problemas da história do presente", A História Tal Qual se Faz, org. de José d' Encarnação, Lisboa, Colibri, pp. 225-236 Questões gerais:
Secundária
- . Vidigal, Luís (1992) Projecto museológico sobre educação e infância: uma investigação em curso, Santarém, Instituto Politécnico. Escola Superior de Educação. Projecto Museológico sobre Educação. . Maria Cândida,coordenação (2011) Educar. Educação para todos, Ensino na Iª República, catálogo da exposição, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda. . Lisboa em Movimento. 1850-1920 (1994), catálogo de exposição, Lisboa, Livros Horizonte . Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses (2000) Os Brasileiros de Torna-Viagem no Noroeste de Portugal, catálogo da exposição, Lisboa. . Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (2010) Resistência: da Alternativa Republicana à Luta contra a Ditadura (1891-1974), catálogo da exposição, Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda. . Fundação Mário Soares / Instituto de História Contemporânea / Não Apaguem a Memória, (2011), Aljube. A Voz das Vítimas, catálogo de exposição, Lisboa. Musealização de temas: