Currículo
Dissertação em Estudos e Gestão da Cultura DissEGC
Contextos
Groupo: Estudos e Gestão da Cultura > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
48.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo desta UC é habilitar os alunos para o desenvolvimento de investigação empírica que teste hipóteses científicas no âmbito dos Estudos da Cultura. A elaboração da dissertação permitirá integrá-los, como participantes ativos , na comunidade científica e reforçará a sua capacidade crítica relativamente à investigação teórica e empírica. O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: - Formular hipóteses de investigação - Reunir a literatura adequada - Desenvolver métodos e materiais para o teste empírico das hipóteses - Analisar resultados e rejeitar/confirmar hipóteses - Redigir um artigo científico e um poster
Programa
No início desta unidade curricular, os alunos poderão escolher um tópico de interesse pessoal e relevante para o atual estado da arte, bem como um orientador. Em estreita ligação com o orientador da investigação, os alunos deverão: - Formular a questão de partida - Identificar literatura relevante e elaborar uma revisão teórica e empírica - Formular o problema de investigação e as hipóteses - Desenhar um estudo que teste as hipóteses - Criar um procedimento e os materiais - Conduzir o estudo - Analisar e interpretar resultados - Elaborar o plano da dissertação - Escrever a dissertação Durante este processo os alunos receberão orientações relevantes para o tema da dissertação e para a condução do processo de investigação em si mesmo, como por exemplo literatura relevante para o tópico e indicações acerca do desenho a utilizar.
Método de Avaliação
A dissertação será avaliada por um júri, em provas públicas, após a confirmação por parte do orientador de que esta está concluída e se encontra em condições de ser apresentada e discutida publicamente. A avaliação basear-se-á no mérito científico do estudo e na sua adequação teórica e metodológica.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1170.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- -WARNIER, Jean-Pierre, La mondialisation de la culture., Paris, La Découverte, 2004. -SANTOS, M. L. L. dos e PAIS, J. M. (org), Novos trilhos culturais ? Práticas e Políticas, Lisboa, ICS, 2010 -ROSELLÓ CEREZUELA, D., Diseño y Evaluación de Proyectos Culturales, Barcelona, Ariel , 2007. -MATEUS, A., coord., O setor cultural e criativo em Portugal, Lisboa, Augusto Mateus e Associados, 2010. -LAMPEL J., SHAMSIE, J., LANT, T., The Business of Culture, Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 2006. -HOWKINS, J., The Creative Economy. How people make money from ideas, London, Penguin, 2007. -GOMES, R. T.; LOURENÇO, V.; MARTINHO, T.D., Entidades culturais e artísticas em Portugal, Lisboa, OAC, 2006. -FLORIDA, R., The Rise of the Creative Class and how it?s transforming work, leisure, community and everyday life, Nova Iorque, Basic Books, 2004. -CHOAY, F., L?Allégorie du Patrimoine, Paris, Seuil, 1996. -BROSSAT, C., La culture européenne:définitions et enjeux, Bruxelas, Bruylant, 1999.: