Currículo

Índia Contemporânea: Sociedade, Política e Cultura 02079

Contextos

Groupo: Estudos Internacionais > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Áreas Temáticas Ou Outras Uc > Índia

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Adquirir uma perspectiva sobre a sociedade e a identidade política na Índia contemporânea, o crescimento do nacionalismo hindu, as pessoas e os grupos marginalizados, o empoderamento das minorias através de quotas, as questões de meulheres; OA2. Devenvolver capacidades argumentativas para entender a bibliografia criticamente; OA3. Apreender teorias que examinam assunções tomadas como seguras sobre os tópicos em análise; OA4. Formular uma crítica do orientaliamo, como instrumento conceptual e político.

Programa

Introdução ao seminário. 1. A construção da nação indiana 1.1. O Raj britânico 1.2. O movimento nacionalista 1.3. A partição da Índia e suas sequelas. Violência e comunalismo 2. A Índia depois de Gandhi 2.1. A ideia de Índia. Índia, Bharat, Hindutva 3. Estrutura social 3.1. O sistema de castas Essencialismo e tradução social. 3.2. Casta e classe 3.3. A classe média indiana. 4. A democracia e os seus paradoxos 4.1. Dalits, Adivasis e outros subalternos 4.2. A política das reservas: integração e segregação. 5. O género na Índia. 5.1. Heterodoxia sexual e práticas não normativas. 5.2. Ser mulher na Índia 6. Incredible India 6.1. A Índia no mundo 6.2. Bollywood e o consumo da cultura indiana.

Método de Avaliação

A avaliação contínua tem três componentes principais: -Assistência e participação informada nas aulas: 15% - apresentação em seminário:30% Cada aluno apresentará um tópico do programa. Esta apresentação será complementada por um relatório de 2 páginas (max.) - Ensaio final: 55% A ser entregue por SafeAssign (Plataforma E-learning). * Exame: Haverá um exame final (100%) para os alunos que não obtiverem nota positiva na avaliação contínua.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Varshney, Ashutosh, 2002, Ethnic Conflict and Civic Violence, Hindus and Muslims in India, Sen, Amartya and Jean Dreze, 2013, An Uncertain Glory: India and its contradictions Sharma, Shashi, 2007, The Elephant, the tiger and the cell phone. Reflections on India. The Emerging 21st Century Power, Nova Iorque, Arcade Publishing; Perez, Rosa Maria, 2018, "Provincializing Goa: Crossing Borders Through Nationalist Women", in InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies, vol.7, pp. 225-240; Gupta, Dipankar, 2000, Interrogating Caste. Understanding Hierarchy & Difference in Indian Society, Delhi, Penguin; Guha, Ramachandra, 2007, India after Gandhi. The History of the World's Largest Democracy Dirks, Nicholas B., 2001, Castes of Mind. Colonialism and the Making of British India, part one, "The Invention of Caste", Corbridge, Stuart and John Harriss, 2000, Reinventing India: Liberalization, Hindu Nationalism and Popular Democracy, London, Polity; :

Secundária

  • Jstor and B-on - electronic libraries Waghmore, Suryakant, 2007, "Exploring the Unexplored: Dalit Worldview in Development Discourse", The Indian Journal of Social Work, 68, 1, pp.7-23; Teltumbde, Anand, 2007, "State, Market and Development of Dalits", in Indian Journal of Social Work, 68, 1, pp. 34-55; Singh, Vijendra, 2014, "The righteous republic: the political foundation of modern India", in Contemporary South Asia, 22, 2, pp, 218-229; Rajadhyaskha, Ashish, 2010, Viewership and Democracy in the Cinema?, in Ravi Vasudevan, ed, Making Meaning in Indian Cinema, New Delhi, Oxford University Press; Rajadhyaskha, Ashish,  'The Bollywoodization of Indian Cinema: Cultural Nationalism in a Global Arena', Inter-Asia Cultural Studies, 4(1), pp. 25-39, 2003; Nandy, Ashis, 1998, The Secret Politics of Our Desires. Innocence, Culpability and Indian Popular Cinema, Mukadam, Anjoon and Sharmina Mohani, 2006, Post-Diasporic Indian Communities. A New Generation, in Coleman, Simon Michael and Peter Collins, eds.,2006, Locating the Field. Space, Place and Context in Anthropology, Oxford, Berg;  Metcalf, Thomas, 1995, Ideologies of the Raj, Cambridge, Cambridge University Press; Mehta Nalin, org., 2008, Television in India. Satellites, politics and cultural change, Nova Iorque, Routledge; Likhari, Tanvir, 2007, "Dalit Feminism: A Perspective on Bama's Sangati", in Guru Nanak Journal of Sociology 28, 1 & 2, pp.143-64; Lamb, Sarah, 2003, White Saris and Sweet Mangoes: Aging, Gender, and Body in North India, New York, Rutgers; Gandhi, Mahatma, 1991, Essential Writings of Mahatma Gandhi. Ed., Raghavan Iyer. New Delhi: Oxford University Press; Fisher-Tiné, Harald and Michael Mann, 2004, Colonialism as Civilising Mission. Cultural Ideology in British India, London, Anthem Press; Jeffrey, Craig, 2001, "'A fist is stronger than five fingers': caste and dominance in rural north India", Royal Geographical Society, pp. 217-236; Huggam, Graham, 2001, The Post-Colonial Exotic. Marketing the Margins, NY, Routledge; Harriss, John, 'What is going on in India's 'Red Corridor'? Questions about India's Maoist Insurgency: A literature review' in More than Maoism, Politics, Policies and Insurgencies in South Asia, Dwyer, Rachel, 2000, All you want is money, all you need is love: sexuality and romance in modern India, Nova Iorque, Cassel; Dufflo, Esther. 2003. 'Impact of Reservation in Panchayati Raj: Evidence from a Nationwide Randomized Experiment.' Economic and Political Weekly 39(9): pp. 979-986; Dudrah, Rajinder Kumar, 2006, Bollywood: Sociology goes to the movies, Delhi, Sage Publications; Bose, Brinda, ed., 2002, Translating Desire. The Politics of Gender and Culture in India, New Delhi, Katha; :

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre