Currículo
Dissertação em Estudos Internacionais 02075
Contextos
Groupo: Estudos Internacionais > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
48.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Capacidade de identificar um tema/problema para constituir o tema central da diseertação de Mestrado. OA2: Identificação, entre o corpo docente do Mestrado, do docente indicado para ser o orientador da dissertação. OA3: Conhecimento das normas em vigor relativas à elaboração de dissertações de Mestrado. OA4: Capacidade de elaborar um projecto de pesquisa, tendo em conta aspectos como objectivos, teoria, metodologia, base empírica, bibliografia. OA5: Aptidão para elaborar o enquadramento teórico da dissertação de Mestrado, bem como para definir métodos e técnicas a utilizar. OA6: Capacidade para elaborar o ?Estado da Arte? relativamente ao tema da dissertação e para recorrer a bases de dados bibliograficas. OA7: Competências para recolher e utilizar fontes primárias. OA8: Capacidade para apresentar regularmente relatórios de progresso da dissertação de Mestrado.
Programa
CP1: Apresentação da Unidade Curricular. CP2: Auscultação de ideias para projectos de dissertação. Consulta de modelos. CP3: Indicações sobre orientação das dissertações de Mestrado. CP4: Explicitação das normas regulamentares em vigor para a elaboração de dissertações de mestrado CP5: Elaboração de um projecto de pesquisa (objectivos, teoria, metodologia, base empírica, bibliografia). CP6: Elaboração do enquadramento teórico e definição de métodos e técnicas. CP7: Elaboração do ?Estado da Arte? e recurso a bases de dados bibliográficas. CP8: A recolha e utilização de fontes primárias. CP9: Apresentação de relatórios de progresso da dissertação de Mestrado pelos alunos.
Método de Avaliação
As aulas desta UC são de tipo seminarial. Incluem componentes expositivas por parte do docente sobre regulamentação da dissertação e organização da pesquisa em EI, a apresentação oral pelos alunos de relatórios de progresso e de resultados parciais do desenvolvimento da pesquisa, e a discussão colectiva do trabalho subjacente à dissertação de cada aluno. A OT envolve o acompanhamento individualizado do trabalho de investigação. | Em termos de avaliação, a dissertação de mestrado em Estudos Internacionais é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação, nas suas componentes teórica, metodológica e empírica, e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos em vigor no ISCTE-IUL.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1171.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Wallimann, N. (2001) Your research project: A step-by-step guide for the first-time researcher, Sage. Scott, John (1990), A Matter of Record. Documentary Sources in Social Research, Cambridge, Polity Press. Robson, C. (1993) Real world research: A resource for social scientists and practitioner-researchers, Oxford University Press. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. O'Dochartaigh, Nial (2002), The Internet Research Handbook: a Pratical Guide for Students and Researchers in the Social Sciences, Londres, Sage Publications. May, T. (1997) Social research: Issues, methods and processes, Open University Press. ISCTE (2008), Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado. Booth, Wayne, Gregory Colomb e Joseph Williams (2003), The Craft of Research, Chicago, The University of Chicago Press, 2ª ed. :