Currículo

Comportamentos e Ambiente 02020

Contextos

Groupo: Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete UC será capaz de: 1. Identificar e exemplificar os níveis de análise a que as relações pessoa-ambiente podem ser estudadas pela psicologia 2. Identificar processos de relação com o lugar e com a comunidade e suas implicações para a sustentabilidade e mudança social e pessoal. 3. Identificar contributos da psicologia para compreender a ação e a inação climáticas e sua relação com a receção pelas comunidades de novas leis ambientais e climáticas e a participação pública. 4.identificar modelos e contributos da psicologia para o entendimento da ação/inação climática, do ativismo climático e do negacionismo climático. 5. Diagnosticar situações ambientais a requerer intervenção

Programa

CP1.Introdução: Níveis de análise na compreensão da interação pessoa-ambiente. CP2. Relação com o lugar e com a comunidade e implicações para a sustentabilidade, mudança social e pessoal CP3. Relação com o lugar e sua relação com as respostas das comunidades á mudança dos lugares urbanos, e á mudança climática e conservação da biodiversidade. CP4. Processos psicossociais envolvidos na participação pública e na construção da cidadania ambiental. CP5. ativismo climático e negacionismo climático. Implicações e consequências. CP6. Integração e conclusões.

Método de Avaliação

A UC pode ser feita por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre tem 2 momentos: 1. Uma apresentação de grupo em aula de um texto indicado (40%). 2. uma avaliação crítica individual escrita de um texto discutido em aula, que inclui a a forma como texto pode enquadrar o desenvolvimento e apresentação de uma pergunta de investigação relacionada com um tema tratado em aula (60%). Conclui com sucesso quem tenha classificações superiores a 8,5 nos dois momentos de avaliação ao longo do semestre, e média final >ou= a 9,5. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer avaliação por exame (a aprovação requer pelo menos 9.5 valores). A avaliação por exame incidirá sobre todos os conteúdos programáticos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Nicolosi, E.& Corbett J. B. (2018) Engagement with climate change and the environment: a review of the role of relationships to place, Local Environment, 23:1, 77-99, DOI: 10.1080/13549839.2017.1385002 O'Brien, K., E. Selboe, and B. M. Hayward. 2018. Exploring youth activism on climate change: dutiful, disruptive, and dangerous dissent. Ecology and Society 23(3):42. https://doi.org/10.5751/ES-10287-230342 Lloyd, S.& Gifford, R. (2024) Qualitative research and the future of environmental psychology. Journal of Environmental Psychology, 2024 Bonnes, M., Lee T. & Bonauito M. (Eds.) (2003). Psychological theories for environmental issues. UK: Ashgate Bechtel R. & Churchman A. (Orgs) (2002). Handbook of environmental psychology (2nd ed.). New York: Wiley:

Secundária

  • França,T., Cairns, D., Malet Calvo, D. & Azevedo, L. (2021): Lisbon, the Portuguese Erasmus city? Mis-match between representation in urban policies and international student experiences, Journal of Urban Affairs, DOI: 10.1080/07352166.2021. Cialdini, R. (2005). Basic social influence is underestimated. Psychological Inquiry, 16, 158-161 Boager, E. & Castro, P. (2021). Lisbon's unsustainable tourism intensification: contributions from social representations to understanding a depoliticised press discourse and its consequences, Journal of Sustainable Tourism, DOI: 10.1080/09669582.2021.1970173 Bonaiuto, M., Carrus, G., Martorella, H. & Bonnes, M. (2003). Local identity processes and environmental attitudes in land use changes: the case of natural protected areas. Journal of Economic Psychology, 23, 631-653 Carvalho A., Russill C. & Doyle J. (2021) Editorial: Critical Approaches to CC and Civic Action. Front. Commun. 6:711897. doi: 10.3389/fcomm.2021.711897 Castro, P., & Mouro, C. (2011). Socio-psychological processes in dealing with change in the community: Some lessons learned from biodiversity conservation. American Journal of Community Psychology. Fonseca, A. & Castro, P. (2022). Thunberg´s way in the climate debate: making sense of climate action and actors, constructing environmental citizenship. Environmental Communication. 10.1080/17524032.2022.2054842 Pinto, B. & Castro, P. (2021). Contesting political decisions involving environmental issues: a case study in Portugal based on the press about offshore oil and gas drilling. Frontiers in Marine Science, section Marine Affairs and Policy Stern, P.C. (2000). Toward a coherent theory of environmentally significant behavior. Journal of Social Issues, 56, 407-424 Stevenson, C., Dixon, J., Hopkins, N., & Luyt, R. (2015). The social psychology of citizenship, participation and social exclusion: Introduction to the special thematic section. Journal of Social and political Psychology, 3(2), 1-19. Soczka, L. (2005).Contextos humanos e psicologia ambiental. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre