Currículo
Cultura e Meio Ambiente 02018
Contextos
Groupo: Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - Conhecer os contornos gerais do contributo disciplinar da Antropologia Social e Cultural para a reflexão de pendor ambientalista. OA2 - Identificar e contextualizar os problemas ambientais a uma escala de reflexão onde se equaciona a unidade e a diversidade da espécie humana. OA3 - usar os princípios teóricos e epistemológicos da Antropologia como instrumentos capazes de contribuir positivamente para o estabelecimento de mediações e de sinergias no seio de equipas multidisciplinares.
Programa
P1. O ambiente e a condição humana na era do Antropoceno. P2. O primata improvável. P3. A 'oikoumene' e a perspetiva fenomenológica P4. Antropologia, biologia e complexidade P5. Ontologias da natureza
Método de Avaliação
a) 10% da nota final - Assiduidade e participação nas aulas e debates. b) 30% da nota final - Projeto de trabalho (1 página, segundo indicações a fornecer em espaço de sala de aula). c) 60% da nota final - Trabalho / Ensaio (aprox. 5.000 palavras) sobre tema ou bibliografia selecionada a indicar no decurso do semestre. d) opcionalmente, ou em caso de absentismo - exame final (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- ABRAM David, 2007, A Magia do Sensível. Percepção e Linguagem num mundo mais do que humano. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. INGOLD Tim, 2000, The Perception of the Environment. Essays on Livelihood, Dwelling and Skill. London and New York, Routledge. INGOLD Tim, 2011, Being Alive. Essays on Movement, Knowledge and Description. UK, USA, Routledge. PATEL Raj and MOORE Jason W., 2018, A História do Mundo em Sete Coisas Baratas: Um Guia sobre o Capitalismo, a Natureza e o Futuro do Planeta. Lisboa, Editorial Presença. WAHL Daniel Christian, 2016, Designing Regenerative Cultures. Axminster and Aberdeen, UK, Triarchy Press.:
Secundária
- HASTRUP Kirsten and OLWIG Karen Fog (eds), 2012, Climate Change and Human Mobility. Global Challenges to the Social Sciences. Cambridge and New York, Cambridge University Press. HASTRUP Kirsten and RUBOW Cecile, 2014, Living with Environmental Change. Waterworlds. London and New York, Routledge. HOFFMAN Susanna M., ERIKSEN Thomas Hylland and MENDES Paulo (eds), 2022, Cooling Down. Local Responses to Global Climate Change. Oxford, New York, Berghahn Books. KOTHARI Ashish, SALLEH Ariel, ESCOBAR Arturo, DEMARIA Federico, ACOSTA Alberto (eds), 2019. Pluriverse. A Post-development Dictionary. New Delhi, Tulika Books SELIN Helaine (ed), 2003, Nature Across Cultures. Views of Nature and the Environmente in Non-Western Cultures. Dordrecht, Boston, London, Kluwer Academic Press. WILLIAMS Lewis, ROBERTS Rose and MCINTOSG Alastair (eds), 2012, Radical Human Ecology. Intercultural and Indigenous Approaches. UK and USA, Ashgate.: