Currículo
Laboratório de Pesquisa em Ambiente e Sustentabilidade 02828
Contextos
Groupo: Estudos Sociais do Ambiente e da Sustentabilidade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta UC: - Conhecerá os principais requisitos para a elaboração de uma dissertação de 2º ciclo - Compreenderá a natureza da actividade científica e os vários tipos de investigação existentes nas ciências sociais - Conhecerá os principais métodos de recolha e análise de dados utilizados na investigação quantitativa e na qualitativa e as potencialidades e limites de cada uma destas - Terá capacidade de usar teorias e modelos e de elaborar argumentos fundamentados na análise de fenómenos ligados ao ambiente e à sustentabilidade - Terá capacidade de iniciar a elaboração do seu trabalho de investigação de forma autónoma
Programa
1. Introdução: o que é uma dissertação de mestrado 2. Tipos de investigação em ciências sociais 3. Metodologias qualitativas e quantitativas. Principais características, procedimentos e tipos de conclusão que permitem. Exemplos de pesquisa. 4. Apresentação das principais etapas da pesquisa científica e dos seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos. Tipos de recolha e análise dados. Exemplos de pesquisa. 5. Requisitos da escrita académica e da redacção da dissertação 6. Elaboração, apresentação e discussão nas aulas dos Pré-projectos de dissertação
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre composta por: Trabalho de grupo (30%): Análise de artigo empírico - ficha de leitura e apresentação oral. Trabalho individual (70%): pré-projeto de dissertação (com tema, problema e metodologia) a apresentar nas aulas e por escrito. Nota mínima de 8 valores em cada elemento da avaliação. Esta UC não tem exame dada a sua natureza. Nesta UC não existe 2ª época.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Silva, A. A. & Pinto, J. M. (Eds.). (2014). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento. [S.112 Met 16ªed.] Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa, Gradiva (2ª edição original: 1995). Punch, F. Keith. (2008). Developing effective research proposals. Sage Publications. [PS.112 PUN*Dev] Gilbert, N. (Ed.) (2011). Researching social life. London, UK: SAGE. [S.112 Res] Bryman, A. (2008). Social research methods. Oxford : Oxford University Press. [S.113 BRY*Soc] Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds.) (2004). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Brasil: Editora Vozes. Bibliografia Básica :
Secundária
- Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e Prática. Coimbra: Almedina. Krueger, R., & Casey, M.A. (2000). Focus groups: a practical guide for applied research. Thousand Oaks. Gauthier, Benoit (2003), Investigação social - da problemática à análise de dados, Loures , Ed. Lusociência. Foody, W. (1996). Como perguntar: teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta. Flick, U. (2014). An introduction to qualitative research. London: Sage. Eco, H. (1977/2015). Como se faz uma tese em ciências sociais e humanas. Editorial Presença. :