Currículo
Laboratório em Estudos Urbanos 04040
Contextos
Groupo: Estudos Urbanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
12.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, os estudantes deverão ser capazes de: OA1) explicar a relação entre teoria e metodologia em estudos urbanos; OA2) identificar e distinguir os diferentes modos de recolha, de tratamento e análise de dados, os seus princípios e os seus efeitos na pesquisa; OA3) articular conceitos e observações, elaborar uma problemática e escolher métodos e técnicas de pesquisa tendo um objeto empírico de investigação por referência; OA4) utilizar técnicas de análise, interpretação e apresentação de resultados empíricos no âmbito de uma investigação em Estudos Urbanos OA5) refletir sobre as capacidades e as limitações de uma investigação empírica em Estudos Urbanos; OA6) desenhar, apresentar e discutir o seu projeto de dissertação, estágio ou trabalho de projeto em Estudos Urbanos.
Programa
CP1. Como desenhar um projeto de investigação 1. A pesquisa como produtora de conhecimento: condições, procedimentos e diferentes tipos 2. Formulação do problema e definição de objetivos: a questão de partida 3. Conceptualização: da fase exploratória ao modelo de análise 4. Operacionalização e observação: estratégias metodológicas e objetivos da pesquisa; pesquisa extensiva e intensiva; metodologias quantitativas e qualitativas de recolha e análise de informação CP2. Problemas e práticas de pesquisa em Estudos Urbanos 1. Teoria e metodologia em Estudos Urbanos. Disciplinas e problemáticas, perspetivas e conceitos 2. Pesquisa de Terreno em Estudos Urbanos. Observação direta, participante e situação de entrevista. Cartografia e estatística. Fontes históricas e documentais. 3. Pesquisa Participativa e Colaborativa. Discussão teórico-epistemológica. Estudos de caso e aplicações 4. Métodos de análise visual 5. A ética da investigação nos diferentes tipos de pesquisa CP3. Redação do Projeto
Método de Avaliação
A avaliação na UC será de avaliação ao longo do semestre. Os instrumentos de avaliação consistem em: uma apresentação oral individual do projeto de investigação, que vai sendo preparado ao longo do semestre, em sala de aula, cuja classificação contribui com 30% da avaliação final; um relatório escrito individual, a apresentar no final do semestre, cuja classificação contribui com 70% para a avaliação final. Os docentes coordenadores da UC comentam o trabalho com o/a estudante, em contexto de sala de aula, que tem a possibilidade de incorporar melhorias e sugestões no trabalho escrito. A UC não prevê a modalidade de avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 258.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Abrahamson, M. (2017). Studying Cities and City Life: An Introduction to Methods of Research. Routledge. Babbie, E. (1989). The Practice of Social Research. California Wadsworth Publishing. Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th. ed.). Oxford University Press. Creswell, J. W. (2003). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approach. Sage. Della Porta, D. & Keating, M. (Eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Harding, A. & Blokland, T. (2014). Urban Theory: a Critical Introduction to Power Cities and Urbanism in the 21st century. Sage. King, G., Keohane, R. & Verba, S. (1994). Designing Social Inquiry. Princeton University Press. Ocejo, R. (ed.) (2013) Ethnography and the City: readings on doing urban fieldwork. Routldge. Quivy, R., Champenhoud, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.:
Secundária
- Podem ser recomendadas referências bibliográficas complementares, de caráter temático, para suporte aos trabalhos dos/as estudantes. Abrahamson, M. (2017). Studying Cities and City Life: An Introduction to Methods of Research. Routledge. Babbie, E. (1989). The Practice of Social Research. California Wadsworth Publishing. Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th. ed.). Oxford University Press. Creswell, J. W. (2003). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approach. Sage. Della Porta, D. & Keating, M. (Eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Harding, A. & Blokland, T. (2014). Urban Theory: a Critical Introduction to Power Cities and Urbanism in the 21st century. Sage. King, G., Keohane, R. & Verba, S. (1994). Designing Social Inquiry. Princeton University Press. Ocejo, R. (ed.) (2013) Ethnography and the City: readings on doing urban fieldwork. Routldge. Quivy, R., Champenhoud, L. (2003). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Bibliografia complementar: Podem ser indicadas até 10 referências. Podem ser recomendadas referências bibliográficas complementares, de caráter temático, para suporte aos trabalhos dos/as estudantes. Brannen, J. (2005). Mixed methods research: a discussion paper, Economic & Social Research Council, National Centre for Research Methods Bryman, A. (2007). "Barriers to integrating quantitative and qualitative research" Journal of Mixed Methods Research, 1, pp.8-22. Burgess, R. (2001). A pesquisa de terreno. Celta. Capucha, L. & Pedroso. P. (1996) (orgs.), Sociologia Problemas e Práticas, nº 22 (Número especial sobre metodologias de avaliação). Carvalho, H. (2004), Análise Multivariada de Dados Qualitativos, Lisboa, Sílabo. Comissão Europeia (1993), Gestão do ciclo de projecto: abordagem integrada e quadro lógico, Métodos e instrumentos para a gestão do ciclo de projecto, n.º 1, Luxemburgo. Costa, A. F. (1986), "Pesquisa de terreno em sociologia" In, Madureira, J. P. & Silva, A. S. (Orgs.), Metodologia das Ciências Sociais, Afrontamento. Ghiglione, R. & Matalon. B. (1992) O Inquérito. Teoria e Prática. Celta Editora. Giddens, A. (2004),"Métodos de Investigação em Sociologia", em Sociologia (4ª edição, revista e actualizada). Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 2-19; pp. 641-663. Ragin, C. C. (1987). The Comparative Method: Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. University of California Press. Silva, A.S. & Madureira, J. P. (1986) (Org). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento. Thompson, N. (2009). Understanding social work, 3rd ed. Basingstoke, Palgrave Macmillan. Turner, J. (2005). "A new approach for theoretically integrating micro and macro analysis", In Craig Calhoun, C. Turner, Francis J. (2005). Social Work Diagnosis in Contemporary Practice. University Press. Whyte, W. F. (Ed.) (1991). Participatory Action Research. Sage. Wilson, K. (2008). Social Work. An introduction to contemporary practice. Harlow. Pearson Longman, (p. 235-295).: