Currículo
Metodologias em Estudos Urbanos 04039
Contextos
Groupo: Estudos Urbanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências para: OA1) definir pesquisa para produção de conhecimento em ciências sociais e identificar noções básicas associadas (teoria, método, técnicas); OA2) definir e distinguir os métodos de pesquisa mais utilizados em ciências sociais e Estudos Urbanos; OA3) diferenciar métodos a utilizar de acordo com diferentes objetivos e condições de pesquisa; OA4) analisar e interpretar indicadores (estatísticos ou outras fontes secundárias/documentais); OA5) selecionar amostras, construir instrumentos de recolha de informação e analisar dados produzidos por inquéritos por questionário em Estudos Urbanos; OA6) selecionar casos, construir instrumentos de recolha de informação (ex.: guião de entrevista) e analisar conteúdo de textos no âmbito do método intensivo em Estudos Urbanos; OA7) combinar a estratégia extensiva e a estratégia intensiva em ciências sociais e em Estudos Urbanos, no que se designa como estratégia multi-método.
Programa
CP1. Processo de investigação 1.1 Objetivos e noções básicas 1.2 Tipos de pesquisa e estratégias metodológicas 1.3 Etapas de investigação e o lugar dos métodos e das técnicas CP2. Fontes de informação 2.1 Diversidade, pesquisa documental, recursos Web 2.2 Revisão de literatura e escrita de textos CP3. Estratégia de investigação quantitativa 3.1 Pesquisa extensiva/quantitativa 3.2 Processo de produção de dados quantitativos: amostra e estruturação de questionário 3.3 Análise de dados quantitativos 3.4 Pesquisa quantitativa em Estudos Urbanos CP4. Estratégia de investigação qualitativa 4.1 Pesquisa intensiva/qualitativa 4.2 Processo de produção de dados qualitativos Entrevista e histórias de vida Etnografia e observação participante Uso de documentos na pesquisa qualitativa 4.3 Análises de conteúdos 4.4 Pesquisa qualitativa em Estudos Urbanos CP5. Estratégia multi-método 5.1 Integração dos métodos: extensivo e intensivo 5.2 Pesquisa combinada em Estudos Urbanos
Método de Avaliação
O processo de avaliação ao longo do semestre implica a participação do/a estudante nas aulas, a intervenção individual em exercícios de exemplificação e aplicação/treino de método(s) e técnica(s) (por exemplo, role playing de realização de entrevistas) e a realização, em contexto de sala de aula, de dois testes individuais de avaliação de conhecimentos sobre a matéria lecionada e prevista no programa, suportada em textos disponibilizados aos alunos ou facilmente acessíveis nas bibliotecas das universidades. Para a nota final contribui em 50% a nota do primeiro teste escrito individual (a realizar a cerca de meio do programa/semestre) e em 50% a nota do segundo teste escrito individual (data a definir, fim do programa/semestre). A UC não prevê a modalidade de avaliação por exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Albarello, L., et.al (2011). Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais. Gradiva. Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70. Beaud, S., Weber, F. (2007). Guia para a pesquisa de campo. Editora Vozes. Creswell, J. W. & Creswell, J. D. (2023). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. Sage. Della Porta, D. D. & Keating, M. (2008) (Eds.). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective. Cambridge University Press. Ghiglione, R. & Matalon, B. (2001). O Inquérito - Teoria e Prática. Celta. Leavy, P. (2023). Research Design: Quantitative, Qualitative, Mixed Methods, Arts-Based, and Community-Based Participatory Research Approaches. The Gilford Press. Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais. Sílabo. Scott, J. (1990). A Matter of Record: Documentary Sources in Social Research. Polity Press.:
Secundária
- Serão recomendadas referências bibliográficas complementares em Estudos Urbanos, exemplificativas de pesquisas, no início de cada semestre. Almeida, J. F. & Pinto, J. M. (1995). A Investigação nas Ciências Sociais. Presença. Bryman, A. (2012). Social Research Methods (4th. Ed.). Oxford University Press. Babbie, E. (2021). The practice of social research (15th Ed.). Cengage. Bertaux, D. (2020). As Narrativas de Vida. Mundos Sociais. Campenhoudt, LV., Marquet, J & Quivy, R. (2023), Manual de Investigação em Ciências Sociais (2ª ed. rev.). Gradiva. Foddy, W. (1996). Como Perguntar. Teoria e Prática da Construção de Perguntas para Entrevistas e Questionários. Celta Editora. Giddens, A. (2013). “Método de Investigação em Sociologia”, In Sociologia (9ª ed. rev.), Fundação Calouste Gulbenkian. Ragin, C. & Amoroso, L. M. (2011, [1994]). Constructing Social Research. The Unity and Diversity of Method (2th Ed.). Pine Forge/Sage. Silva, A.S. & Pinto, J.M. (Org.). (2014). Metodologia das Ciências Sociais. Afrontamento.: