Currículo

Cidades e Desenvolvimento M4614

Contextos

Groupo: Estudos Urbanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Específicas > 1º Ano - 2º Semestre

Groupo: Estudos Urbanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Específicas > 1º Ano - 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A. Compreensão e aquisição de conhecimentos - Conhecimento e compreensão dos principais problemas e desafios ao desenvolvimento enfrentados pelos territórios urbanos - Articulação com os grandes paradigmas teóricos que enformam a análise e actuação sobre o desenvolvimento urbano - Conhecimento e compreensão das principais lógicas de actuação pública no campo do desenvolvimento urbano B. Aplicação de conhecimentos - Mobilizar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos reais; - Usar na prática fontes bibliográficas e empíricas diversas na análise de problemas concretos; C. Capacidade de análise e avaliação - Análise crítica e construção de argumentação própria fundamentada teórica, lógica e factualmente. D. Competências de comunicação - Elaborar argumentos fundamentados, teórica, lógica e factualmente e comunicá-los a outrem; E. Competências de aprendizagem - Aprender a trabalhar em equipa - Estudar com autonomia.

Programa

1.Introdução: Cidade, Espaço Urbano, Desenvolvimento 2. Cidade, competitividade, crescimento e eficiência económica 3. Cidade, segregação, segmentação e equidade social 4. Cidade, sustentabilidade dos recursos e qualidade ambiental 5. Cidade, integração, participação e expressão identitária

Método de Avaliação

Os alunos poderão escolher entre um dos seguintes regimes de avaliação: a) Avaliação contínua: Trabalho de grupo (ou individual) - 50% Teste individual - 50% O trabalho de grupo deverá ser seleccionado a partir de uma lista de temas a fornecer, no início do ano lectivo, pela equipa docente. b) Exame individual - 100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • UN-Habitat (2016),Urbanization and Development: Emerging Futures - World Cities Report 2016, Nairobi : United Nations Human Settlements Programme (UN-Habitat) Scott, A. J. (Ed.), (2001), Global City-Regions: Trends, Theory, Policy, Oxford University Press, Oxford - NY Sassen, S. (2000), Cities in a World Economy, 2nd Ed, Pine Forge Press, California LeGates, R.; Stout F. (Eds) (2016), The City Reader (6th ed.), Oxford and New York: Routledge Landry, C. (2000), The Creative City. Comedia / Earthscan, London Choay, F. (1965) L'Urbanisme, Utopies et Réalités, Paris: Seuil:

Secundária

  • Bibliografia complementar será indicada nas aulas. Short, J.R. (1996), The Urban Order: An Introduction to Cities, Culture and Power, Blackwell, Oxford Paddison, R. (Ed.) (2001), Handbook of Urban Studies, Sage Publications, London Marques, T. Sá (2005), Portugal na transição do século: Retratos e dinâmicas territoriais; Porto: Afrontamento Lopes, R. (2001), Competitividade, Inovação e Território. Celta, Oeiras Costa, J. (coord.) (2002), Compêndio de Economia Regional, APDR, Coimbra Benko, G. (1999), A Ciência Regional, Celta, Oeiras CE (2011), Cidades de Amanhã: Desafios, visões e perspectivas. Bruxelas, Outubro de 2011 (título original: Cities of tomorrow - Challenges, visions, ways forward) Baptista, A. M. (2001), "Cidades, urbanização e economia em contexto de globalização", in Reis, J. e Mª I. Baganha (orgs.) A economia em curso: contextos e mobilidades, Afrontamento, Porto, pp. 223-247:

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre