Currículo

Inovação e Território M8675

Contextos

Groupo: Estudos Urbanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Específicas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O programa de IT e a metodologia da sua abordagem subordinam-se ao propósito de dotar os alunos das seguintes competências, tendo por referência os descritores de Dublin. A-competências no domínio da compreensão e aquisição de conhecimentos: 1. Adquirir uma visão geral das principais abordagens actuais da problemática da inovação em contexto territorial; 2. Habilitar os alunos a interpretar as dinâmicas territoriais actuais tendo em conta o papel da inovação na competitividade territorial. B-Competências de análise e avaliação: 3. Exercitar a capacidade de análise crítica de textos. C-Competências de comunicação e aprendizagem: 4. Aprender a apresentar e discutir colectivamente tópicos e textos científicos.

Programa

1. A problemática da Inovação e Território no contexto das políticas públicas 2. O conceito de economias externas e a sua relevância para apreender as dinâmicas territoriais contemporâneas 3. Regiões ganhadoras e dinâmicas territoriais de inovação: o distrito industrial 4. A natureza do processo de inovação e a relevância do Território. 5. Proximidade, Interacção e Inovação: tipologias de proximidade e relevância da interacção a diferentes escalas espaciais 6. Regiões ganhadoras e dinâmicas territoriais de inovação: meio inovador-learning region e distritos tecnológicos 7. SRI-Sistemas Regionais de Inovação e SEI-Sistemas Espaciais de Inovação: apreensão empírica da dimensão territorial das redes de inovação. 8. Inovação, competitividade e Política Regional: que papel para as instituições responsáveis pela governança territorial da inovação? 9. Tópicos para uma agenda de investigação sobre a relevância do território no processo de inovação.

Método de Avaliação

A avaliação contínua materializa-se: A. Na participação nas aulas, apresentações e discussões de textos (35%) B. Num conjunto de fichas-teste de escolha múltipla/perguntas abertas de resposta breve (65%) O exame de 1ª época é só para os alunos que não tenham sido avaliados em nenhum instrumento de Avaliação Contínua. Notas superiores a 17 requerem confirmação. Será usado instrumentalmente o SmartPhone.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • 12. Rutten, R. & F. Boekema (2013) "Beyond the Learning Region" EPS, V.21- 5:722-734 11. Roberta Capello & H. K.(2016): From theory to practice in smart specialization strategy: DOI: 10. Olsen, L. (2012) "Territorial Knowledge Dynamics" EPS, V.20-11 9. Nunes, Sérgio & Raul Lopes (2015) Firm Performance, Innovation Modes and Territorial Embeddedness, EPS, 23:9, 1796-1826 8. Mika Kautonen et al (2017) Regional innovation policies DOI: 10.1080/09654313.2017.1281228 7. McCann, P. & R. Argilés (2013) "Modern regional innovation policy" CJRES 6:187-216 6.Lopes, Raul (2001). Competitividade, Inovação e Territórios. 5. Huggins, R. et al. (2012) "Network Capital and Knowledge Flow" I&I, V.19-3:203-232 4. ESPON (2012) KIT-Knowledge, Innovation, Territory, European Union. 3. Cooke, P. (2001) Regional Innovation Systems, CJRS, XXIV-1:21-40 2. Boschma, R. (2005) Proximity and Innovation, RS, V.39-1:61-74 1. Asheim, B. et al.(2011)"Regional Innovation Systems" RS, V.45-7:875-891 :

Secundária

  • Consultar a informação bibliográfica no Guia da UC fornecido aos alunos BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: TF&SC -Technological Forecasting & Social Change CJRES-Cambridge Journal of Regions, Economy and Society CJRS-Canadian Journal of Regional Science E&RD- Entrepreneurship & Regional Development RS- Regional Studies I&I- Industry and Innovation EPS-European Planning Studies Legenda das Revistas indicadas abreviadamente na secção anterior: :

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre