Currículo
Inovação em Tecnologias de Saúde 03513
Contextos
Groupo: Gestão Aplicada em Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Identificar as principais tecnologias incluindo hardware e software utilizados nos cuidados de saúde e as relações com outros sistemas como cidades inteligentes. 2. Compreender e formular os requisitos específicos para o sistema de saúde inteligente de saúde, incluindo características como precisão, reprodutibilidade, fiabilidade, mas também elementos sobre interoperabilidade e a usabilidade. 3. Adquirir conhecimento sobre os principais padrões de comunicação de dados, armazenamento de dados em saúde 4. Adquirir conhecimentos sobre as principais tecnologias de software associadas os cuidados de saúde inteligente mas também utilizados para o desenvolvimento de ambientes virtuais ou de realidade aumentados utilizados nos cuidados de saúde e de representação de dados. 5. Coloque soluções inovadoras em ação e seja capaz de escrever uma patente a partir de soluções próprias no domínio de saúde.
Programa
-Sensores na roupa,computação ubíqua para monitorização do estado da saúde:novas tecnologias de sensores,flexível,biodegradáve, biocompatível -Dispositivo inteligente para cuidados de saúde: sensores implantáveis, pílulas inteligentes, dispositivos para entrega de medicamentos -Aplicação móvel para diagnóstico e tratamento -Novos ambientes inteligentes e objetos para reabilitação física: sistemas de sensores remotos, realidade virtual, realidade aumentada, robôs e exo-esqueletos para fisioterapia -Diagnósticos no domicílio com sistemas portáteis: Diagnóstico hospitalar em casa, tecnologia de assistência inteligente -Registro eletrônico de saúde e aprendizagem de máquina: padrões para dados, informações, funcionalidades e interoperabilidade de EHR. Registo eletrônico de saúde HL7 (EHR). Software para registos de saúde, desenvolvimentos e análise de big data -Estudo de caso: solução inovadora para cuidados de saúde e realização de um rascunho de patente
Método de Avaliação
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 60.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Tim Benson and Grahame Grieve, Principles of Health Interoperability: SNOMED CT, HL7 and FHIR (Health Information Technology Standards), Springer 2016 - Homero Rivas and Katarzyna Wac, Digital Health: Scaling Healthcare to the World (Health Informatics), Springer 2017; - Octavian Postolache, Patent Elaboration Guide, ISCTE, 2017; - Octavian Postolache, Innovation in Healthcare Technologies ISCTE 2017; :