Currículo

Marketing em Saúde 03145

Contextos

Groupo: Gestão Aplicada em Saúde > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Entender a natureza e a complexidade da comunicação em organizações e programas de promoção da saúde; - Saber identificar e gerir as diversas realidades da comunicação em saúde; -Identificar a importância da marca como valor competitivo na saúde; -Desenvolver a percepção da comunicação efetiva nas organizações de saúde; -Adquirir competências para aplicar os princípios do processo de marketing e comunicação nas organizações de saúde; - Entender as implicações éticas dos processos de marketing e comunicação em saúde;

Programa

- A importância do Marketing na área da saúde - A estratégia de Marketing na saúde orientada pela marca - A importância da Comunicação nos diversos níveis da Saúde - Problemas de comunicação nas equipas e nas organizações de saúde - A comunicação interpessoal nos profissionais de saúde - A abordagem centrada no paciente como forma de minimizar as falhas na comunicação profissional de saúde-paciente - Gestão estratégica e comunicação em organizações da área da saúde (palestra) - A comunicação profissional e as intervenções em público (seminário) - Implicações Éticas da Comunicação em Saúde

Método de Avaliação

Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 60.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Crawford, Brown. Fast healthcare: Brief communication, traps and opportunities. Patient Education and Counseling 82 (2011) 3-10 - Pina, JA. Apresentações que falam por si. Lidel - Ed.Técnicas, Lisboa, 2011. - O'Toole, G. Communication: Core interpersonal skills for health professionals, 2nd Ed. Churchill Livingstone, Elsevier Australia, 2012. - Mena, R. e Aguiar, P. Health Care Marketing - Como criar, gerir e melhorar uma estratégia de marketing de saúde centrada nas pessoas, Texto Editores Lda, Alfragide, 2016. :

Secundária

  • - Silverman J, Kurtz S, Draper J. Skills for Communicating with Patients. 2a ed. [S.l]: Radcliffe Publishing; 2008. - Gillespie, Chaboyer et al. The impact of organisational and individual factors on team communication in surgery: A qualitative study. International Journal of Nursing Studies 47 (2010) 732-741. - Sinek, Simon. Start With Why. Penguin Books, 2009. customer-driven health system, John Wiley & Sons, San Francisco, 2008. - Kotler, P., Shalowitz, J, Stevens, R.J., Strategic marketing for health care organizations: building a - Maxwell, Jonh C. Todos Falam, Poucos Comunicam. Smartbook, Lisboa, 2010. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre