Currículo
Estratégia para Executivos 03987
Contextos
Groupo: Gestão Aplicada - China > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1- Desenvolver alguns conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica e compreender a forma como este processo é visto em diferentes abordagens teóricas. OA2- Compreender e aplicar o conceito e a abordagem das capacidades dinâmicas OA3- Introduzir alguns conceitos inerentes ao desenvolvimento de estratégias de negócio OA4- Aperceber-se da importância da implementação e controlo de gestão estratégica OA5- Desenvolver pensamento crítico OA6- Ter autonomia para planear os seus processos de aprendizagem para avançar os seus conhecimentos na área em estudo.
Programa
1. Fundamentos de estratégia 2. A estratégia e o processo de gestão estratégica: Novas tendências 3. Análise interna da organização 4. Análise da envolvente externa 5. Estratégias de negócio 6. Implementação da estratégia 7. Controlo estratégico.
Método de Avaliação
1) Avaliação ao longo do semestre - Assiduidade Mínima de 60% i. Trabalho Individual 50% ii. Trabalho de Grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 10 valores em cada uma das componentes da avaliação contínua. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 62.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrich von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite. Cambridge, MA: The MIT Press. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.:
Secundária
- Teece, D., Pisano, G. & Shuen, A. (1997) Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal , 18(7), pp. 509-533. Riviere, M. & Suder, G. (2016) Perspectives on strategic internationalisation: developing capabilities for renewal. International Business Review, 25(4), pp. 847-858. Prange, C. & Verdier, S. (2011) Dynamic Capabilities, internationalisation processes and performance. Journal of World Business, 46(1), pp. 126-133. Gebauer, H. (2011) Exploring the Contribution of management innovation to the evolution of dynamic capabilities. Industrial Marketing Management, 40(8), pp. 1238-1250. Eisenhardt, K. & Martin, J. (2000) Dynamic Capabilities: what are they? Strategic Management Journal, 21 (10-11), pp. 1105-1121. Cardeal, N. & António, N. (2012) Valuable, rare, inimitable resources and organisation (VRIO) or valuable, rare, inimitable resources (VRI) capabilities: what leads to competitive advantage? African Journal of Business Management, Volume 6, nº 37, pp. 10159-10170. Breznik, L. & D. Hisrich, R. (2014) Dynamic Capabilities vs. innovation capability: are there related? Journal of Small Business and Enterprise Development, 21(3), pp. 368-384.: