Currículo

Marketing em Mercados da Arte MMA

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Optativas Lisboa

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender o conceito, a importância e os fundamentos do Marketing das Artes. OA2= Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema). OA3= Discutir criticamente o funcionamento do Marketing nos mercados de arte.

Programa

I. Marketing Cultural e artístico II. Arte popular e arte erudita: História e elementos diferenciadores III. Identificação da oferta- Arte e artistas IV. Identificação do Publico alvo conforme o tipo de arte V. Construção Marca Cultural VI. Marketing de Arte: Estado vs Empresas privadas VII. Tendências dos mercados da arte. VIII. Portugal enquanto destino Cultural

Método de Avaliação

A avaliação consiste em três elementos: 1) teste presencial com várias perguntas de desenvolvimento abrangendo toda a matéria lecionada (40%); 2) resumo comentado de um livro relacionado com o tema da UC (40%); 3) participação oral e assiduidade (20%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre