Currículo
Culturas do Colecionismo CC
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = Demonstrar compreensão dos motores e mecanismos que regeram o colecionismo de arte e artefactos enquanto fenómeno global durante os períodos abrangidos, através do envolvimento crítico com fontes relevantes; LG2 = Identificar e caracterizar a forma como as mudanças sociais e económicas nos países de 'demanda' e 'fonte' criaram oportunidades e um mercado para bens; LG3 = Aplicar e avaliar uma gama de abordagens teóricas e conceituais da história do colecionismo; LG4 = Analisar e refletir sobre as evidências visuais e textuais estudadas para construir argumentos fundamentados na forma oral e escrita.
Programa
"I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições II. Colecionismo e colonialismo III. Descolonizando coleções e desconstruindo instituições ocidentais IV. Colecionando o Moderno V. O Museu Sem Paredes: Democratização e Crítica Institucional VI. Património Cultural em Crise VII. O Museu Visível: Comunidade, Coleções e Acesso VIII. Queering a coleção IX. Coletando as coleções digitais e digitalizando X. Simpósio de Alunos: O Futuro das Coleções"
Método de Avaliação
A avaliação consiste em 2 elementos: 1. Dissertação de 3500 palavras (70%), com uma lista de questões dissertativas e o prazo de entrega a fornecer na página Moodle da turma. 2. Apresentação da aula (15 minutos) (30%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Acquiring Cultures: Histories of World Art on Western Markets, De Gruyter Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach, Rowman and Littlefield Keeping Their Marbles, Oxford University Press Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012.: