Currículo
Empreendedorismo em Cultura 01174
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - Desenvolver um projeto empresarial com/sem fins lucrativos OA2 - Conhecer as características contextuais e pessoais que favorecem a inovação e o empreendedorismo. OA3 – Aplicar a metodologia do Business Model Canvas e criar propostas de valor OA4 - Saber elaborar o plano de negócios do seu projeto empresarial (inclusive analise de mercado, analise de concorrência, estratégia empresarial, plano de marketing, projeções financeiras) OA5 - Saber apresentar o plano de negócios para obter financiamento/apoios
Programa
CP1 - O contexto e o empreendedor: CP1.1: Contextualização do ambiente atual para o arranque de projetos empresariais no domínio das indústrias culturais/criativas CP1.2: O perfil do empreendedor e empreendedorismo cultural CP2: Modelos de negócios – Introdução, exemplos e casos de estudo CP3: Business Model Canvas CP4: Criar propostas de valor (apresentação e discussão das propostas de valor elaboradas em grupo) CP5: Plano de negócios – estrutura (segmentos de mercado, analise de concorrência, plano de marketing, plano financeiro) CP6: Apresentação e discussão dos projetos empresariais (pitch)
Método de Avaliação
Existem dois métodos de avaliação: (1) Avaliação ao longo do semestre (método de avaliação recomendado) Ao longo do semestre, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: - Assiduidade e participação - (20%) – Assiduidade obrigatória em 66% das aulas - Plano de negócios (elaborado em grupo): apresentação final - (30%) - Todos os membros do grupo têm de participar na apresentação - Plano de negócios (elaborado em grupo): relatório escrito - (50%) (2) Avaliação por exame escrito (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Osterwalder, A. & Pigneur, Y. (2010). Business Model Generation. New Jersey: J. Wiley & Sons. https://catalogo.biblioteca.iscte-iul.pt/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=88421 Osterwalder, A., Pigneur, Y., Bernarda, G., Smith, A. & Papadakos, P. (2014). Value Proposition Design. New Jersey: J. Wiley & Sons. Gehman, J., & Soublière, J-F. (2017). Cultural entrepreneurship: from making culture to cultural making. Innovation 19 (1), 61-73. DOI:10.1080/14479338.2016.1268521:
Secundária
- Barringer, B.R. and Ireland, R.D. (2016). Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, Pearson Prentice-Hall, Upper Saddle River, NJ. Andrews, R. (2019). Arts Entrepreneurship: Creating a New Venture in the Arts. London: Routledge Bock, A. J., & George, G. (2018). The Business Model Book. Harlow: Pearson Education Limited. Naudin, A. (2019). Cultural Entrepreneurship: The Cultural Worker’s Experience of Entrepreneurship. London: Routledge: