Currículo
Histórias de Colecionismo 04685
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deve ser capaz de: LG1= Entenda a história por trás da formação de coleções privadas LG2= Compreender as conexões entre o colecionismo e os mercados de arte LG3= Examinar e discutir criticamente os motivos e influências sobre os colecionadores particulares LG4 Examinar e discutir criticamente a relevância das coleções particulares para o público local e global
Programa
1. Introdução às coleções europeias do Iluminismo setecentista; coleções de chaves na França e na Inglaterra 1720-1780 2.O impacto da Revolução Francesa; Coleções particulares após a Revolução Francesa; seminário sobre mudanças nos gostos colecionáveis 1780-1830 3. Colecionadores de arte contemporânea; investir em arte; seminário sobre a criação de museus da cidade Colecionadores particulares ea ascensão da arte de vanguarda: c1880-1920. 4. A formação de museus-casa; a ascensão dos negociantes de arte e sua influência no colecionismo; estudos de caso de coleçõesparticulares na Europa e nos EUA 1880-1950 5. Colecionadores americanos e a criação de museus de arte contemporânea 1920 a 1950. Colecionadores europeus de artecontemporânea 6. O Colecionador no mercado global de arte
Método de Avaliação
Palestras, seminários baseados em pesquisa individual e análise de estudo de caso
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 79.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- LAZZARO, Elisabetta et al., 2021 (eds.). Researching Art Markets. Past, present, and tools for the future, London, Routledge.: -- -- --
- HULST, Titia, 2017 (ed.). A History of the Western Art Market. A sourcebook of writings on artists, dealers, and markets, Oakland, University of California Press.: -- -- --
- HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal. Contemporary art in a global financial market, Princeton, Princeton University Press.: -- -- --
- HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.: -- -- --
- CHOY, Bo et al. (eds.), 2021. Art and its worlds. Exhibitions, institutions and art becoming public, London, Afterall.: -- -- --