Currículo
Métodos e Abordagens de Investigação Interdisciplinares 04687
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período desta unidade de aprendizagem, o aluno deverá ser capaz de: OA1 = Compreender e avaliar um leque diversificado de metodologias de investigação chave e empregar abordagens relevantes no seu próprio trabalho. OA2 = Analisar e criticar os pontos fortes, fracos e potenciais dessas abordagens e métodos e sua aplicação em seu próprio trabalho. OA3 = Aplicar habilidades práticas envolvidas na prática e apresentação de pesquisa avançada. OA4 = Comunicar e debater de forma eficaz e usando terminologia correta, na forma escrita e oral, sobre o leque de questões metodológicas abordadas no curso.
Programa
Este é um curso ministrado em equipe que visa apresentar as principais abordagens metodológicas que os alunos encontrarão no Programa, mas que podem não estar diretamente ancoradas em sua especialização principal. Essas diversas abordagens metodológicas fornecem uma base crítica e teórica rigorosa para estudos de pós-graduação e promovem habilidades práticas de pesquisa. O principal objetivo desta unidade curricular é familiarizar os alunos com a diversidade de abordagens utilizadas no contexto da arte e do património cultural na perspetiva da história da arte, da gestão da arte e da cultura, dos mercados e da economia.
Método de Avaliação
Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 229.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Beverley Serrell, Exhibit Labels: an interpretative approach, London, 2015: -- -- --
- Studies in Europe: Transnational Discourses and National Frameworks, Leiden; Boston, 2019: -- -- --
- Salvador Munoz Vinas, Contemporary Theory of Conservation, London, 2005: -- -- --
- Jane Milosch, Nick Pearce (eds.), Collecting and Provenance: A Multidisciplinary Approach,Rowman and Littlefield, New York, 2019: -- -- --
- Reesa Greenberg, Bruce W. Ferguson, and Sandy Nairne (eds.), Thinking about exhibitions, London, 1996.: -- -- --
- Gail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, Los Angeles, 2012: -- -- --