Currículo
Economia Cultural: Pesquisa Empírica 04688
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo do curso é oferecer treinamento avançado na aplicação da economia cultural a áreas específicas das indústrias culturais e criativas. O seminário baseia-se no curso de Economia Cultural: Teoria no 1º Período. O objetivo é permitir que os alunos selecionem áreas de interesse especial e se familiarizem com a forma como a pesquisa empírica é feita por acadêmicos no campo das indústrias culturais e criativas e aprendam para avaliá-lo.
Programa
I. Introdução II. Estudos empíricos de procura III. O mercado: controlo de acesso e sucesso 4. Avaliação V. Políticas Culturais VI. Herança cultural VII. Turismo culturalVIII. Conclusões
Método de Avaliação
A avaliação é composta por 2 elementos: 1) Apresentação em grupo (40%); 2) Ensaio (60%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 104.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- • Falk, M., & Katz-Gerro, T. (2016). Cultural participation in Europe: Can we identify common determinants?. Journal of Cultural Economics, 40(2), 127-162. doi: 10.1007/s10824-015-9242-9: -- -- --
- • Ateca-Amestoy, V. (2008). Determining heterogeneous behavior for theater attendance. Journal of Cultural Economics, 32(2), 127. doi: 10.1007/s10824-008-9065-z: -- -- --
- • Rosen, H.S., Gayer, T., & Civan, A. (2014), Tools of positive analysis, Public Finance, 18-32.: -- -- --
- • Ginsburgh, V. and D. Throsby (2014) Introduction and overview. IN: V. Ginsburgh and D. Throsby (eds.) Handbook of the Economics ofArt and Culture, Volume 2. Elsevier B.V. ISSN 1574-0676.: -- -- --
- • Coate, B., & Hoffmann, R. (2021). The behavioural economics of culture. Journal of Cultural Economics, 1-24.: -- -- --