Currículo
Proveniência e Restituição 04695
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período letivo desta unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: LG1 = avaliar criticamente as implicações da pesquisa de proveniência para a história cultural; LG2 = explicar as consequências da proveniência incompleta, imprecisa ou falsa de obras para o comércio de arte e para museus; LG3 = explicar como a pesquisa de proveniência pode ajudar a remover impedimentos decorrentes da falta de informação ou poluição de informação no comércio de arte; LG4 = demonstrar uma compreensão de como os contextos curatorial, arqueológico e legal afetam a pesquisa de proveniência; LG5 = construir, revisar, consolidar e ampliar seu próprio conhecimento e compreensão por meio do uso de fontes primárias de informação sobre os temas abordados; e LG6 = iniciar e realizar pesquisas de proveniência com base em evidências obtidas em uma ampla variedade de locais, incluindo fontes on-line, levando em consideração os padrões legais e éticos abordados no curso.
Programa
I. Introdução II. Proveniência: Desenvolvimento e História de uma Questão Incômoda III. A prática e o método de pesquisa de proveniência no contexto: o "como" 4. Pesquisa de proveniência: quais padrões? V. Tutorial VI. Apresentações de classe VII. Apresentações de classe (cont.) VIII. Normas (cont.): Lei de Propriedade do Estado (Camboja, Turquia, Índia, Nepal, etc.)IX. era nazista X. Era Colonial.I. Introdução: O Colecionismo e suas Instituições.
Método de Avaliação
Aulas expositivas, discussões baseadas em materiais jurídicos e fontes secundárias de direito, ética, história da arte, arqueologia; estudos de caso.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 229.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Susan M. Crennan, Review: Asian Art Provenance Project (National Gallery of Australia, September 23, 2015): -- -- --
- Convention on Stolen or Illegally Exported Cultural Objects’; Christa Roodt, ‘Article 4 of the UNIDROIT Convention’ in Ana Vrdoljak, Andrzej Jakubowski, Alessandro Chechi (eds.), Oxford Commentary on the 1970 UNESCO and 1995 UNIDROIT Conventions, 2023;: -- -- --
- Directive 2014/60/EU of the European Parliament and of the Council of 15 May 2014 on the Return of Cultural Objects Unlawfully Removed from the Territory of a Member State and amending Regulation (EU) No 1024/2012 (Recast) OJ EU L159/1, 28.5.2014 ; UNIDROIT (1995). ‘UNIDROIT: -- -- --
- Gail Feigenbaum and Inge Reist, Provenance: An Alternate History of Art, Getty Research Institute, 2012;: -- -- --