Currículo
Digitalização da Arte 04693
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Gestão de Arte e Património Cultural em Mercados Globais (MAGMa) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Optativas Paris > Optativa Condicionada
ECTS
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
LG: Os alunos aprenderão como identificar novas plataformas e desenvolvimentos inovadores dentro das estruturas globais e locais do mundo da arte e seu mercado. LG1: Os alunos serão capazes de identificar os principais atores do mercado e seu papel em relação à tecnologia. LG2: Eles poderão examinar questões criticamente diferentes que são atuais no mundo da arte e interromperam a maneira tradicional como o ecossistema da arte opera, como autoria, propriedade, transparência e privacidade. LG3: Os alunos aprenderão a analisar e questionar novos modelos de negócios no mundo da arte, especialmente considerando a sobreposição de arte, tecnologia, educação e entretenimento hoje. LG4: Os alunos serão capazes de identificar e analisar as principais tendências e inovações tecnológicas no mundo da arte.
Programa
1: Introdução: O movimento digital do mundo da arte e seu mercado • Experiências digitais e repensar as transações face a face • Digitalização vs Digitalização • “A internet” e seus desafios 2 : Tecnologia e arte: um panorama • As estruturas da Web e o impacto nas estruturas do mercado de arte • Novos Modelos de Negócios: misturando arte, tecnologia, educação e entretenimento • Termômetro do mercado de arte: dando um pulso ao mercado de arte e suas tendências3: Tecnologias e suas aplicações Parte I • RA e RV • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 4: Tecnologias e suas aplicações Parte II • Blockchain e NFTs • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 5: Tecnologias e suas aplicações Parte III • IA, aprendizado de máquina e arte generativa • Candidaturas (artista, colecionador, instituições, feiras de arte) 6: Desafios do Espaço Virtual • Construção do espaço virtual • Curadoria Virtual • Engajamento e Acessibilidade • Metaverso
Método de Avaliação
A avaliação consiste em 2 elementos: 1) Participação em seminários & leituras (50%); 2) Apresentação final (50%);
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 79.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Artworld Prestige: Arguing Cultural Value. Oxford University Press, Oxford: -- -- --
- Anna Dempster (Ed.) (2014) Risk and Uncertainty in the Art World, Bloomsbury, London Timothy van Laar & Leonard Diepeveen (2013): -- -- --
- Clare McAndrew (Ed.) (2010) Fine Art and High Finance: Expert Advice on the Economics of Ownership, Bloomberg Press, New York: -- -- --
- Isabelle Graw (2009), High Price: Art Between the Market and Celebrity Culture, Sternberg Press, Berlin, New York: -- -- --
- Georgina Adam, (2017) Dark Side of the Boom: The Excesses Of The Art Market In The 21st Century, Lund Humphries, London: -- -- --
- Melanie Gerlis (2014) Art as an Investment? A Survey of Comparative Assets, Lund Humphries, London: -- -- --
- Omar Kholeif (Ed.) (2014) You Are Here: Art After the Internet, Cornerhouse Publications and SPACE, London: -- -- --
- Michael J. Casey & Paul Vigna (2018) The Truth Machine: The Blockchain and the Future of Everything Harper Collins, London.: -- -- --